13/07/2015
Prefeitura de Birigui inaugura nesta terça-feira, dia 14 de julho, seu Centro POP

A Prefeitura de Birigui realiza nesta terça-feira, dia 14 de julho, às 9h30, a inauguração de seu Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Administrado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o local funciona desde novembro de 2014, porém, agora, ganhou melhorias.

Segundo a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, o programa tem como objetivo ofertar proteção integral a pessoa em situação de rua, contribuindo para prevenção do agravamento de situações de violação de direitos e ruptura de vínculos, através do restabelecimento de vínculos familiares ou comunitários.

No projeto são desenvolvidas atividades que contribuem para melhor qualidade de vida dos usuários, como: atendimento individual; atendimento psicossocial; atividades socioassistenciais para o grupo atendido; sessão de filme; acompanhamento do usuário do serviço em Hospital Psiquiátrico e Comunidade Terapêutica; acompanhamento do usuário do serviço para audiência em Fórum; acompanhamento para realização de Exames Médicos; realização do Cadastro Único Inclusão e/ou Atualização; realização de Declaração de Acompanhamento pelo Serviço e/ou Endereço; elaboração de curriculum para inserção no mercado de trabalho; visita domiciliar (quando for o caso); abordagem social, dentre outros.

A secretária Marilene Galera Bernabé destaca que o projeto já realizou aproximadamente 2 mil atendimentos, nesses seis meses de funcionamento. “O tratamento oferecido busca resgatar a dignidade do ser humano e dar a oportunidade de sua reinserção social”, disse ela.

O Centro POP realiza também o encaminhamento do cidadão a serviços importantes como: UBS (Atendimento Médico e Odontológico); Tiro de Guerra (Carteira Reservista); Poupatempo (Emissão e 2ª Via de RG); Cartório de Registro (2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento); Retirada de Foto (para documentação pessoal); Secretaria do Trabalho (Emissão de Carteira de Trabalho e 2ª Via); Posto de Atendimento ao Trabalhador (Cadastro para Inserção no Mercado de Trabalho); Ambulatório de Saúde Mental (Atendimento Ambulatorial, Atendimento visando Internação em Hospital Psiquiátrico para desintoxicação e Atendimento visando Internação em Comunidade Terapêutica); Centro de Referência de Assitência Social – CRAS (quando for o caso); Abrigo Institucional para População em Situação de Rua (para inserção no serviço podendo ser acompanhado até 6 meses e/ou para pernoite).

Além disso, o usuário pode fazer sua higienização no banheiro do centro, onde recebe um kit com sabonete, creme dental, escova de dente, prestobarba, creme de barbear, bucha vegetal, shampoo, condicionador, hidratante corporal, pente, chinelo e mochila. No local também é servido café da manhã.

O Centro POP fica na rua Santa Tereza, 365 – Vila Troncoso, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações o telefone é (18) 3643-1235.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Foto: Rafael Lopes