13/07/2015
Prefeito visita Apae Birigui e conhece os serviços oferecidos nas áreas social, educação e de saúde

O prefeito Pedro Bernabé visitou, na manhã desta segunda-feira (13 de julho), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Birigui para conhecer o funcionamento dos serviços administrativos e os atendimentos nas áreas de assistência social, educacional e ambulatorial, prestados gratuitamente na nova sede da entidade, inaugurada em março deste ano. Na época, o prefeito participou da solenidade e elogiou a estrutura do novo prédio.

Acompanhado do presidente, Alan Marcos Taschin, e da diretora da entidade, Ivanete Aparecida Lopes Possani, o chefe do Executivo conheceu os ambientes da unidade, como a brinquedoteca, salas de aulas, de informática, de fisioterapia e de atendimento sensorial (que contam com equipamentos de última tecnologia), além da oficina de vassoura, onde os alunos produzem as cerdas utilizando garrafas pets doadas pela população.

“Foi uma visita muito gratificante, pois verificamos quão guerreiros sãos os profissionais que se dedicam diariamente para oferecer às crianças, jovens e adultos portadores de alguma necessidade especial o aprendizado, conhecimento e a melhora na qualidade de vida de cada um, visando a inclusão social. Além disso, tratamos com o presidente e a diretora da entidade sobre possíveis parcerias que podemos firmar em prol da Apae”, comentou Bernabé.

ASSOCIAÇÃO

Em atividade há 44 anos, a Apae atende 220 pessoas com necessidades especiais. A apae é uma entidade de assistência social, que oferece o serviço de proteção social básica, média e alta complexidade (residência inclusiva). Além disso, presta atendimentos educacionais (ensino infantil, fundamental e socioeducacional) e de saúde (fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, assistência social). Para manter as despesas, a entidade recebe subvenções da Prefeitura e do governo estadual.

A associação também recebe doações da população por meio do telemarketing e da nota fiscal paulista, promove a venda de artesanatos confeccionados pelo Clube de Mães e realiza anualmente eventos beneficentes, como o Jantar Árabe e o Leilão de Gados. A Apae está localizada na Travessa Carlos Gomes, 2, Centro. Os interessados em colaborar com a entidade podem entrar em contato pelo telefone (18) 3643-3510.

Texto e fotos: Rafael Lopes