15/07/2015
Restaurante Popular de Birigui oferece refeição de qualidade para cidadãos em vulnerabilidade social

Com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Birigui mantém há sete meses, em pleno funcionamento, o Restaurante Popular Ari Alves. O restaurante serve, em média, 350 refeições diariamente. No primeiro semestre deste ano, foram servidas 35.806 refeições, sendo que 3.242 foram distribuídas gratuitamente.

O equipamento público, inaugurado em novembro de 2014, integra o Programa Fome Zero, do governo federal, que tem como intuito eliminar a fome no Brasil. O Restaurante Popular fica na rua Fundadores, 469, Centro. O local, que é gerido pela Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, exceto nos feriados.

PÚBLICO

Os almoços são servidos gratuitamente apenas para pessoas em situação de rua (moradores de rua) atendidas e encaminhadas pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado em Atendimento a Pessoas em Situação de Rua), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e crianças com até cinco anos de idade.

Aposentados acima de 60 anos e os beneficiários dos programas Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem pagam apenas R$ 2 por refeição. Para ter direito a redução do valor, o interessado deve apresentar no local o documento com foto, cartão do programa e comprovante de recebimento do benefício social. Demais cidadãos que queiram comer no espaço pagam a taxa de R$ 4 pela refeição.

“Estamos cumprindo a risca o que o governo federal preconiza para o Restaurante Popular, que é atingir a população em vulnerabilidade alimentar. Em torno de 60% a 70% de nossa clientela são aposentados ou pessoas que têm restrições a conseguir, diariamente, uma alimentação adequada”, afirmou a diretora do departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar, Regina Biancolin.

CARDÁPIO

Conforme Regina, o cardápio é diversificado e supervisionado por uma nutricionista. Entre os alimentos, são servidos frequentemente arroz, feijão, salada e carnes variadas. O usuário tem direito ainda a uma fruta ou sobremesa, e um copo de suco. “O nosso diferencial é que o suco é natural. Não servimos sucos artificiais e nem utilizamos aditivos na comida para melhorar o sabor. Procuramos fazer uma alimentação bem equilibrada e saudável”, destacou.

A equipe do Restaurante Popular é formada por 12 pessoas, entre administradora, nutricionista, almoxarife, cozinheira e auxiliares de serviços gerais. “O nosso objetivo é oferecer uma alimentação balanceada e equilibrada para um público que, muitas vezes, não tem condições socioeconômicas de manter uma alimentação saudável em suas próprias casas”, disse a secretária municipal da Sedecti, Silvia Mestriner.

Texto e foto: Rafael Lopes