16/07/2015
Conselho municipal realiza pré-conferências para discutir políticas públicas da assistência social

O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) está promovendo pré-conferências de Assistência Social para avaliar e discutir com a comunidade as políticas públicas para o aperfeiçoamento da rede de atendimento em Birigui. Os encontros são preparatórios para a 9ª Conferência Municipal programada para o dia 28 de julho. A conferência tem o apoio da Prefeitura de Birigui.

Nesta quinta-feira (16 de julho) haverá dois encontros. O primeiro acontecerá as 13h no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) João Dias de Almeida, na rua Santa Tereza, 365, na Vila Troncoso. O segundo está marcado para as 18h no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Tereza Maria Barbieri, que fica na Pedro Bernabé, 101.

O último pré-encontro será na sexta-feira (17 de julho), às 9h, no Cras do Portal da Pérola 2, na rua José Antonio Capel Sanches, 1.134. O conselho já realizou reuniões no Cras do Quemil e do Jardim Estoril. As mobilizações têm o intuito de identificar as necessidades relacionadas à política de assistência social, indicar propostas para melhorias das ações, gestão e qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais.

CONFERÊNCIA

O presidente do CMAS, André Katsuyoshi Misaka, explicou que as propostas apresentadas nas pré-conferências serão votadas na 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 28. O tema desta edição será “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. A conferência acontecerá das 7h30 às 12h30 no teatro do Sesi, na avenida José Agostinho Rossi, 620, no Parque Pinheiros.

A conferência será um espaço de caráter propositivo e deliberativo que oportunizará o debate e avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. Será uma oportunidade para que toda a comunidade, além dos profissionais do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), participe e opine os assuntos que serão apresentados.

A palestra será ministrada por Adriana Aparecida dos Santos, assistente social de Londrina (PR), mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), e co-autora do livro “Trabalho com Famílias Vulnerabilizadas: dinâmicas orientadas na perspectiva do SUAS”. Posteriormente, haverá a plenária final para votação de propostas para o avanço dos trabalhos da rede de atendimento.

Serão eleitos ainda delegados – representantes do poder público, dos trabalhadores do SUAS, entidades de assistência social, e dos usuários –, que vão levar as propostas municipais à etapa regional (em setembro). Haverá ainda encontro estadual (19 de outubro) e o nacional (de 7 a 10 de dezembro). “As deliberações, resultantes dos debates, constarão no relatório que será encaminhado ao Conselho Estadual de Assistência Social”, lembrou Misaka.

Texto: Rafael Lopes