17/07/2015
Servidores de Ilha Solteira conhecem gestão do programa Via Rápida Empresa da Prefeitura de Birigui

Uma comitiva da Prefeitura de Ilha Solteira esteve na manhã desta sexta-feira (17 de julho), em Birigui, para conhecer o programa Via Rápida Empresa, do governo do Estado de São Paulo, cuja gestão no município é de responsabilidade da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). A Prefeitura de Birigui aderiu ao programa em outubro de 2014.

Os ilhenses foram recebidos na sede da Sedecti pela secretária municipal, Silvia Mestriner, pelo diretor do departamento de Indústria, Fabiano Alves de Lima, pelo diretor de Cadastro e Fiscalização, Edvaldo Nogueira, pela gestora de Educação Empreendedora do Sebrae-SP, Luciana Conti Lima, pelo presidente do Sincontabi (Sindicato dos Contabilistas de Birigui e Região), André Luiz Dantas, além de João Lucas Ernica (Vigilância Sanitária) e da fiscal de tributos Fernanda Vicentin.

O Via Rápida Empresa tem como objetivo agilizar a abertura e o licenciamento de empresas de baixo risco em um único atendimento, por uma ferramenta online. O sistema permite a troca de informações entre três órgãos estaduais – Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). Cabe ao município a análise de viabilidade do empreendimento e a emissão do alvará de funcionamento para o início da operação da empresa.

EXPERIÊNCIAS

“Se temos um programa que desburocratiza todo o processo de abertura e licenciamento de empresas e que está dando certo em nosso município, isso precisa ser compartilhado em benefício da região. Quando aderimos ao Via Rápida Empresa visitamos algumas prefeituras em busca de informações e agora estamos abertos para repassar nossas experiências com o programa com outras administrações municipais”, destacou a secretária da Sedecti.

O diretor de Desenvolvimento Econômico de Ilha Solteira, Wilson Archila, disse que as informações técnicas obtidas sobre o Via Rápida Empresa vão colaborar para a implantação do programa no município. “Estamos buscando informações para seguirmos os bons modelos”, afirmou. Ele esteve em Birigui acompanhado pela agente administrativa Rosilda Araújo Amaral, pela agente de desenvolvimento Aparecida Forte e pelo agente da Vigilância Sanitária Yhurik Correia.

Texto e foto: Rafael Lopes