21/07/2015
Servidores da Biblioteca Municipal de Birigui participam de capacitação promovida pelo SisEB

A equipe da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, acompanhada da diretora de Cultura, Lela Cavalari, participou na última quarta-feira, dia 15, da capacitação “Equipes de Alto Desempenho”, com a Dr. Ilíada de Castro, promovida pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado de São Paulo). O curso aconteceu na Biblioteca Municipal de Araçatuba.

Com uma proposta metodológica que visa a participação intensa do grupo em um contexto para facilitar/favorecer as mudanças individuais, Ilíada utilizou vivências experienciais, em meio a desafios que foram resolvidos pelos participantes.

A professora coordenou a execução deste processo para conhecimento, exploração e desenvolvimento de recursos nas atividades em equipe, auxiliando os participantes a se tornarem conscientes de seus desafios e necessidades e os orientou na identificação das principais causas de suas dificuldades.

Segundo a diretora de Cultura, Lela Cavalari, mais que uma consultoria especializada, a equipe da biblioteca pôde refletir sobre os dificultadores que impedem o alto desempenho da equipe; acessar um referencial teórico que lhes permita entender como se dá o processo para atingir metas e superar limites em grupo; vivenciar situações que os fizessem refletir sobre a construção de equipes de alto desempenho; e desenvolver o espírito de equipe. “Esse momento também serviu para aprimorar o relacionamento e identificar o potencial de trabalho de uma equipe integrada”, destacou.

Ilíada de Castro é Doutora em Artes, Mestre em Teatro e licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É professora da Fundação Vanzolini, do MBA do Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica da USP, do MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do Sebrae. Atua como consultora em Relacionamento Interpessoal e Administração de Conflitos. É sócia e consultora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe).

Texto: Alex Brasileiro