22/07/2015
Prefeitura de Birigui realiza processo seletivo interno para promoção de guardas civis municipais

A Prefeitura de Birigui recebe a partir de hoje (22 de julho) as inscrições para o processo seletivo interno da Guarda Civil Municipal. O objetivo é a promoção, pelo critério de merecimento, de guardas da 2ª classe para a 1ª classe, conforme previsto no Estatuto da Guarda Municipal (lei complementar 59/14). São 15 vagas disponíveis, cujo salário-base é de R$ 1.432,35. Os servidores interessados devem se inscrever na seção de protocolo, no Paço Municipal, até o dia 31.

Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o processo “destina-se a estruturar a carreira da corporação pelo merecimento, visando a ordem hierárquica”. Podem participar todos os guardas efetivos com, no mínimo, cinco anos de atuação na 2ª classe; ter ótimo comportamento; possuir ensino médio completo; estar apto para o porte de arma funcional da GM e não registrar condenação por falta disciplinar média ou grave nos últimos cinco anos.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher a ficha e apresentar o original e uma cópia do RG. O processo constará de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e de títulos (graduação, pós-graduação e mestrado). A avaliação acontecerá no dia 30 de agosto, em local e horário a ser definido, com duração de quatro horas. Será composta por 50 questões de língua portuguesa, noções de Direito, legislação específica, formação humanística e polícia comunitária.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50 pontos. O gabarito será divulgado no dia 31 de agosto. A entrega dos títulos será nos dias 17 e 18 de setembro, em local a ser divulgado. Os critérios de desempate na classificação final será pelo candidato que tiver mais idade e maior número de filhos. Os guardas habilitados serão convocados para a nomeação e terá que comprovar todos os requisitos exigidos para o cargo. Caso contrário, será eliminado.

O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O edital completo do certame e demais publicações podem ser consultadas nos sites da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br), na seção concursos, e da Organização Paulista em Gestão Pública (www.organizacaopaulista.com.br), organizadora do certame.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Alex Brasileiro