23/07/2015
Prefeitura realiza no próximo sábado (25) atividade cultural com o famoso artista plástico Nicolielo

A Secretaria de Cultura e Turismo promove no próximo sábado, dia 25 de julho, na Praça Dr. Gama, das 10h às 15h, a atividade cultural “Encontro com Nicolielo: L’Arte é Móbile”. O encontro tem como objetivo apresentar a obra de um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil, e refletir a importância da valorização da arte nas comunidades, abordando aspectos como democratização e livre acesso à cultura.

L’Arte é Mobile” é um projeto de intervenção urbana idealizado pelo artista plástico, chargista, cartunista e ilustrador Antonio Carlos Nicolielo, que leva arte a vários cantos do país. Na praça, Nicolielo – artista nascido em Nova Europa (SP) e reconhecido internacionalmente – chega com um pequeno trailer, carregado de cavaletes, telas e materiais de pintura. “Engata-se o trailer no automóvel e se vai para qualquer praça escolhida antecipadamente, que deve ser um lugar por onde passam as pessoas”, comenta Nicolielo.

O artista monta a exposição “Festa Baile” e faz da praça seu ateliê para produzir novas obras. “Festa Baile” apresenta telas que retratam com humor bailes nos mais inusitados lugares ou situações. Um exemplo é a peça “Festa dos Monges”, em que Nicolielo apresenta uma festa em frente à igreja, com diversos monges dançando. Outra é o “Baile da Espera”, onde mulheres dançam enquanto aguardam suas vestimentas secarem.

O projeto cultural deve atrair a atenção das pessoas que estiverem passando pela Praça Dr. Gama. “O pessoal que gosta de arte se amontoa e se surpreende com o trailerzinho. As crianças fazem perguntas e querem também ser pintores”, conta Nicolielo. “Os adultos se iluminam nos olhos! Isso é prazeroso, gratificante, além de muito cigano e mambembe”, concluiu.

Com mais de 600 obras, Nicolielo tem seu trabalho espalhado por diversos cantos do país, além de Canadá, Argentina, Bulgária, Grécia – entre outros países, com obras publicadas em jornais como The New York Times, Folha de São Paulo e Folha da Região.

GRATUITA

Esta atividade é aberta ao publico gratuitamente. O projeto chega até Birigui através do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura por meio da Poiesis – Organização Social de Cultura e Oficina Cultural Timochenco Wehbi/Araçatuba, unidade do projeto Oficinas Culturais, em parceria com a Prefeitura de Birigui, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo.

Texto: Alex Brasileiro