23/07/2015
Secretaria Municipal de Saúde capacita enfermeiros e agentes comunitários sobre aleitamento materno

A Secretaria de Saúde de Birigui promove uma capacitação sobre aleitamento materno para os enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede municipal. “Orientações e manejos na amamentação” é o tema da palestra, ministrada pela enfermeira responsável pelo Banco de Leite de Araçatuba, Jesiela Passarini. O evento teve início nesta quinta-feira (24 de julho), na Casa de Cultura Cristina Calixto, e termina na manhã desta sexta-feira.

A capacitação acontece em dois dias para não comprometer o funcionamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é orientar os profissionais sobre os benefícios do leite materno, o vínculo afetivo, os cuidados das mamas, o posicionamento correto para a amamentação, a saúde da mãe e da criança, para que possam intensificar as ações de incentivo ao aleitamento materno.

“O leite materno é o alimento ideal para o recém-nascido, pois contém nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento”, lembrou a enfermeira coordenadora do ESF (Estratégia de Saúde da Família), Layane Nayara Requenha Lopes. “Por isso, estamos preparando os enfermeiros e os agentes comunitários de saúde para que possam passar informações precisas e adequadas às gestantes e as puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), completou.

A coordenadora acrescentou ainda que a Secretaria de Saúde realizará entre os dias 3 e 7 de agosto a Semana Municipal do Aleitamento Materno. “Faremos palestras nas UBSs, equipamentos socioassistenciais e espaços comunitários para conscientizar as gestantes e puérperas que o leite materno não é fraco e que a amamentação precisa ser mantida até os dois anos de idade, pois é importante tanto para criança quanto a mãe”, afirmou Layane.

BENEFÍCIOS

O leite materno é rico em anticorpos e protege o bebê de diarreia, infecções respiratórios e alergias. Pela proporção calórica adequada, o aleitamento materno reduz os riscos de obesidade infantil, aumento do colesterol e diabetes mellitus no futuro. Possui relação com o desenvolvimento cognitivo, ou seja, da coordenação motora, atenção e memória. O aleitamento também estimula a troca de carinho entre mãe e filho, contribuindo para estabelecer o vínculo afetivo.

Os benefícios para a mãe que amamenta o filho também são muitos: inibe a ovulação, auxiliando na prevenção de uma nova gravidez em curto intervalo de tempo; diminui a incidência de diabetes mellitus, osteoporose e do câncer de mama, de útero e de ovário. Reduz ainda a quantidade e o tempo de sangramento vaginal nos primeiros dias após o parto, evitando hemorragias e anemia e acelera o metabolismo, auxiliando na perda de peso após o parto e na recuperação da forma física.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Vagner Monteiro