23/07/2015
Prefeitura apresenta programa para redução nos casos de dengue; projeto será gratuito para parceiros

Com a presença do prefeito Pedro Bernabé, acompanhado da secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antônio, foi apresentado o programa monitorado de ações de combate à dengue, chikungunya e zika vírus a sindicatos, associações e entidades esportivas e estudantis. O encontro aconteceu nesta manhã de quinta-feira, dia 23 de julho, no Paço Municipal.

Tendo em vista a necessidade de intensificar as ações de controle a dengue para o segundo semestre de 2015, convidamos as entidades para uma parceria e ação conjunta”, destacou o prefeito ao abrir a reunião.

O programa prevê realizar orientações técnicas para os presidentes de CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho), medicina do trabalho e técnico de segurança dos parceiros, auxiliará no planejamento de execução e avaliação voltados para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A pretensão é iniciar o projeto atendendo 50 empresas.

Segundo o educador de Saúde, Marco Antônio Sanches, esse programa visa controlar o foco de mosquito transmissor da dengue. “A secretaria de Saúde capacitará funcionários para que eles possam fazer o bloqueio e mapa de risco dentro de seu ambiente de Trabalho”, explicou. “O custo do projeto para os parceiros é zero”, destacou.

Com a implantação do programa será possível reduzir criadouros potenciais do mosquito transmissor, diminuir casos suspeitos e positivos nas empresas e indústrias, o que representará menor ausência no trabalho por estas zoonoses, agilizar no fluxo de notificações de possíveis casos suspeitos de quaisquer zoonoses com a vigilância, dentre outros benefícios que objetiva a saúde dos trabalhadores da cidade.

Participaram desta reunião representantes do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sesi (Serviço Social da Indústria), Sucen (Superintendência de Controle a Endemias), além dos funcionários do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonozes) e Vigilância Sanitária.

Texto e fotos: Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura ouviu o educador de saúde, Marco Antônio Sanches, que falou sobre o programa. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som