24/07/2015
Conselho municipal realiza 9ª Conferência de Assistência Social na próxima terça-feira (28)

O CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) marcou para a próxima terça-feira (28 de julho) a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social para avaliar e discutir com a comunidade as políticas públicas para o aperfeiçoamento da rede de atendimento em Birigui. O evento acontecerá das 7h30 às 12h30 no teatro do Sesi, na avenida José Agostinho Rossi, 620, no Parque Pinheiros.

O tema desta edição será “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. A palestra será ministrada por Adriana Aparecida dos Santos, assistente social de Londrina (PR), mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), e co-autora do livro “Trabalho com Famílias Vulnerabilizadas: dinâmicas orientadas na perspectiva do SUAS”.

A conferência será um espaço de caráter propositivo e deliberativo que oportunizará o debate e avaliação da política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. Será uma oportunidade para que toda a comunidade, além dos profissionais do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), participe e opine os assuntos que serão apresentados.

Foram realizadas cinco pré-conferências durante este mês para ouvir a comunidade com o intuito de identificar as necessidades relacionadas à política de assistência social e levantar propostas para melhorias das ações, gestão e qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais. O presidente do CMAS, André Katsuyoshi Misaka, explicou que as propostas serão apresentadas e votadas na conferência.

Serão eleitos ainda seis delegados – dois do poder público, dois dos trabalhadores do SUAS e dois dos usuários –, que vão levar as propostas municipais à etapa regional (em setembro). Haverá ainda encontro estadual (19 de outubro) e o nacional (de 7 a 10 de dezembro). “As deliberações, resultantes dos debates, constarão no relatório que será encaminhado ao Conselho Estadual de Assistência Social”, lembrou Misaka.

Texto: Rafael Lopes