24/07/2015
Energia solar e eficiência energética é tema de workshop que acontece na próxima segunda-feira (27)

A Prefeitura de Birigui realiza na próxima segunda-feira (27 de julho) workshop sobre Energia Solar e Eficiência Energética. O evento é gratuito e contará com a presença do subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Milton Flávio Marques Lautenschlager, bem como outros profissionais renomados na área, que vão debater a temática energia solar e as linhas de fomento. O encontro acontecerá no auditório do Senai, das 13h às 17h30.

O workshop é organizado pela Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Conta ainda com o apoio do governo estadual e o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O público-alvo são empresários e autoridades locais.

A gestora da Sedecti, Silvia Mestriner, explicou que as palestras vão abordar os benefícios e as formas de utilização da energia solar e os aspectos relativos à eficiência energética. “A cada dia o custo da energia elétrica vem subindo e, somado a isso, nossos recursos hídricos estão se reduzindo. Desta forma, a busca por fontes alternativas e sustentáveis de energia destacam-se como atividades fundamentais para manter a competitividade de nossa economia”, afirmou.

“E a energia solar representa uma fonte limpa de eletricidade, não prejudica o meio ambiente e atende as perspectivas de tecnologias do futuro, que oferecem mais autonomia e oportunidades para as organizações”, completou Silvia. “A Prefeitura e os parceiros prepararão este workshop para tratar de uma temática que é extremamente importante na atualidade. Nosso objetivo é conscientizar os empresários de que podem gerar a própria energia, gratuitamente, por meio da energia solar”.

PROGRAMAÇÃO

A primeira palestra será ministrada pelo representante da Andesol (Associação Nacional para o Desenvolvimento e Aplicação da Energia Solar), o empresário Luiz Antônio dos Santos Pinto, que falará sobre a “Eficiência Energética com Aquecimento Solar”. Na sequência, o diretor executivo da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Rodrigo Lopes Sauaia, vai falar sobre a “Legislação, Regulação, Mercado e Oportunidades na Geração de Energia”.

O subsecretário estadual de Energias Renováveis, Milton Flávio Marques Lautenschlager, vai apresentar aos participantes as ações do governo estadual para incentivo de fontes de energias renováveis. Haverá ainda apresentações dos programas de Inovação, Eficiência Energética e Capacitação de Recursos Humanos do Senai; dos projetos da empresa Solatio no estado; e das linhas de fomento e financiamento do programa Desenvolve-SP.

SERVIÇO

O workshop Energia Solar e Eficiência Energética será no Senai, na avenida João Cernach, 2.180, na Vila Troncoso, das 13h às 17h30. Informações (18) 3641-6270.

Texto: Rafael Lopes