28/07/2015
28 DE JULHO: DIA DO AGRICULTOR; Sedecti deixa sua mensagem aos agricultores

A Prefeitura Municipal de Birigui, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), no dia em que se comemora o Dia do Agricultor, presta a justa homenagem a todos os homens e mulheres, jovens e idosos, que, todos os dias, silenciosamente, enfrentam adversidades, cultivam suas terras, produzem alimentos, geram empregos, trás riquezas, constroem a grandeza da nação brasileira.

A homenagem é a todos os agricultores que lutam bravamente, empreendem sem medida, administram com cuidado, inovam com carinho, respeitam a terra, buscam conhecimentos para aprimorar os seus trabalhos e, por isso, são merecedores de novas e permanentes conquistas. São verdadeiros guerreiros que enfrentam as dificuldades inerentes ao seu trabalho, e, mesmo assim, bravamente, permanecem nos trabalhos da terra.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEDECTI, por meio de seu Departamento de Agropecuária, tem como objetivo fomentar este importante segmento da economia nacional, de forma a proporcionar a todos os agricultores de Birigui melhores condições de vida e de trabalho.

A Secretária da SEDECTI, Silvia Mestriner, em nome de todos, “parabeniza aos agricultores das pequenas, médias e grandes propriedades rurais, pelo incansável trabalho e importante desempenho, tão essenciais para o desenvolvimento de nossa economia, porque constroem com qualidade uma agricultura forte, alimentando o mundo com dedicação e cuidado com o solo e com a vida de todos nós”.

E complementa sua homenagem lembrando um texto, quase uma oração, elaborada em 1978 pelo radialista norte-americano Paul Harvey, intitulado “E Deus fez o agricultor”:

E no oitavo dia, Deus olhou para seu paraíso e disse: “Preciso de alguém que cuide desse lugar”.

Então, Deus fez o agricultor.

Deus disse: “Preciso de alguém disposto a levantar antes do amanhecer, tirar leite, trabalhar o dia inteiro, tirar leite novamente, jantar e ir até à cidade e ficar até depois da meia-noite numa reunião de conselho escolar”.

Então, Deus fez o agricultor.

Deus disse: “Preciso de alguém disposto a passar a noite acordado cuidando de um potro recém-nascido, vê-lo morrer e enxugar os olhos e dizer ‘talvez ano que vem’. Preciso de alguém que possa transformar um tronco de árvore num cabo de machado, ferre um cavalo com um pedaço de pneu usado, que possa fazer um arreio com pedaços de arame, sacos de ração e sapatos velhos. Alguém que, durante a época de plantio e de colheita encerre suas 40 horas de trabalho semanais na terça-feira ao meio-dia e passe mais 72 horas penando em cima do trator”.

Então, Deus fez o agricultor.

Deus disse, “Preciso de alguém forte o suficiente para derrubar árvores e empilhar fardos, mas ainda gentil o suficiente para aparar cordeiros recém-nascidos, desmamar porcos e cuidar de galinhas, que seja capaz de parar seu trabalho por uma hora para cuidar de perna quebrada de passarinho. Deve ser alguém capaz de arar fundo, reto e sem moleza. Alguém que semeie, capine, alimente, crie, e dome, e are, e plante, e transforme lã em linha e coe leite. Alguém que mantenha uma família unida com a partilha de laços fortes. Alguém que sorria, e depois olhe e agradeça com um sorriso nos olhos quando seu filho diga que quer passar o resto da vida fazendo o que seu pai faz”.

Então, Deus fez o agricultor.

Por tudo isso, e pelo “agricultor dentro de nós”, rendemos graças por esta obra que Deus criou.

Obrigado agricultores!

Texto e foto: SEDECTI

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000