28/07/2015
Prefeito participa da 9ª Conferência de Assistência Social; Mestre da UEL palestrou no Sesi

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, participou na manhã desta terça-feira (28 de julho) da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que lotou o auditório do Sesi Birigui, teve como objetivo avaliar e discutir com a comunidade as políticas públicas para o aperfeiçoamento da rede de atendimento no município.

Organizado pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), o encontro teve apoio da Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, a conferência contou com palestra da assistente social Adriana Aparecida dos Santos, mestre em Serviço Social e Políticas Sociais pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). A convidada é co-autora do livro “Trabalho com Famílias Vulnerabilizadas: dinâmicas orientadas na perspectiva do SUAS (Sistema Único da Assistência Social)”.

A Mesa Diretora do evento foi formada pela palestrante do Paraná, pelo prefeito Pedro Bernabé, pelo presidente da Câmara de Birigui, vereador Cristiano Salmeirão, pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, e pelo presidente do CMAS, André Katsuyoshi Misaka. Também prestigiaram a conferência os vereadores Gilmar Trecco Cavaca, Josená Vitorino da Silva e o secretário municipal de Comunicação, Tiago Contador.

O evento é uma oportunidade para que a comunidade e os profissionais do Sistema Único da Assistência Social participem e opinem os assuntos que serão apresentados. É um espaço de caráter propositivo e deliberativo, que discute a política de assistência social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários”, explicou o André Misaka.

O presidente do CMAS lembrou que foram realizadas cinco pré-conferências durante este mês para ouvir a comunidade com o intuito de identificar as necessidades relacionadas à política de assistência social e levantar propostas para melhorias das ações, gestão e qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais.

Todas as propostas das pré-conferências foram apresentadas e votadas no evento, que elegeu seis delegados (dois do poder público, dois dos trabalhadores do SUAS e dois dos usuários). Eles levarão, em setembro, as propostas de Birigui à etapa regional. Uma etapa nacional está agendada para acontecer em dezembro. O trabalho de assistência social é fundamental para os munícipes. Que esta conferência traga ótimos frutos e melhore ainda mais os serviços deste setor”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social elogiou o trabalho dos profissionais da cidade. “Birigui conta com profissionais dedicados, capacitados, que desenvolvem suas tarefas com amor e carinho. É uma honra fazer parte deste importante evento”, frisou Marilene Galera Bernabé.

A conferência deste ano fez uma homenagem a assistente social Clarice Mari Masson Grijota, carinhosamente chamada de Mara Masson, que faleceu em março último. Diretora de uma ONG em Birigui, Mara Masson atuou por mais de 30 anos prestando serviços aos mais necessitados. Uma justa homenagem a uma pessoa que praticava o bem. Um exemplo a ser seguido como pessoa e como profissional da área de assistência social”, comentou o presidente do CMAS, André Misaka.

Texto e fotos: Tiago Lotto