29/07/2015
Projeto Semear da Policia Mirim e Sedecti fazem homenagem aos agricultores de Birigui

Em comemoração ao Dia do Agricultor (28 de julho), a Polícia Mirim e a Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) fizeram uma homenagem aos agricultores de Birigui. Na noite desta terça-feira, dia 28, vários agricultores foram recebidos na sede da Polícia Mirim, onde um vídeo sobre o importante papel do agricultor foi apresentado aos presentes.

Além do vídeo, os agricultores conheceram detalhes do Projeto Semear, desenvolvido pela Policia Mirim e AES Tietê. “Esta ação consiste em promover a aprendizagem ambiental das crianças atendidas pela entidade e disponibilizar gratuitamente mudas de árvores de espécies nativas para recuperação de mananciais em propriedades rurais”, explicou o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento, Fábio Moreno Martins, representante da Sedecti no evento.

Segundo o diretor, o projeto dispõe de 28 mil mudas para recuperação de margens de córregos e nascentes afluentes do Ribeirão Baixotes, que é a principal fonte abastecedora de água em nossa cidade. Os detalhes do Semear foram apresentados pela coordenadora da Policia Mirim, Adriana Sangaletti.

A Prefeitura de Birigui, através do Departamento de Agricultura e Abastecimento, fez a aproximação com os produtores rurais. “Por ser um projeto de grande importância, a Sedecti incentiva e apoia a iniciativa da Policia Mirim e AES Tietê. A recuperação de margens de córregos e nascentes afluentes do Ribeirão Baixotes e a ação educativa com as crianças da Policia Mirim são dignas de elogios, além das outras importantes atividades da Policia Mirim de Birigui”, completou Fábio Moreno.

De acordo com o Instituto Educacional Gumercindo de Paiva Castro, conhecida “Polícia Mirim”, a entidade existe desde 15 de março de 1962, com o objetivo de atender crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda. Os atendidos, todos do sexo masculino, participam de atividades socioeducativas, esportivas e de lazer.

As ações visam complementação escolar e formação do individuo, visando o retorno e/ou permanência escolar, além de propiciar ambiente para discussões sobre direitos e cidadania e fortalecimento de vínculos.

Texto e fotos: Tiago Lotto