03/08/2015
Prefeito recebe representantes do Clube da Ferrugem; exposição de carros antigos acontece em setembro

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, recebeu representantes da Associação Clube da Ferrugem de Birigui, responsável pela organização da Expocar, exposições de carros antigos. Uma reunião aconteceu no Paço Municipal, na tarde da última sexta-feira, dia 31 de julho, quando estiveram no gabinete do prefeito o vice-presidente do Clube da Ferrugem, Wagner Amantea, o tesoureiro da associação, Nelson Tegon, e o secretário adjunto de Cultura, Marcos Tinarelli.

O encontro foi agendado pelo vereador Vadão da Farmácia, autor da lei municipal que institui na cidade o Encontro do Antigomobilismo, destinado à exposição de veículos antigos e venda de peças, manuais de literatura de automóveis, miniaturas e demais coleções de interesse cultural do automobilista. “A Associação veio pedir apoio da Prefeitura na realização da 6ª Expocar, que vai acontecer dias 12 e 13 de setembro, na Praça Dr. Gama”, explicou o vereador Vadão.

O prefeito lembrou que o Encontro do Antigomobilismo faz parte do calendário oficial do município. “O Clube da Ferrugem traz uma cultura muito interessante, pois os amantes dos carros antigos são muitos, espalhados pelo mundo todo. Em Birigui não é diferente. Vamos estudar como apoiar este importante evento”, falou o chefe do Executivo. Uma nova reunião deverá ocorrer em breve entre os membros da associação e profissionais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Associação Clube da Ferrugem conta com aproximadamente 140 veículos e 100 sócios. Para fazer parte do clube, não é necessário ter um carro antigo, mas ser apaixonado por eles. O órgão é filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos. A sede do clube fica no antigo hangar do aeroclube, no bairro Alto dos Silvares. O grupo está no Facebook, como Clube da Ferrugem.

Em 2014, na Expocar, o clube reuniu 250 carros antigos no Parque do Povo. “O evento movimenta apaixonados por carros antigos de várias cidades do país”, completou o vice-presidente Wagner Amantea.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Vagner Monteiro