03/08/2015
Empresas serão orientadas por profissionais do CCVZ e Vigilância para combater o mosquito da dengue

A Prefeitura de Birigui, través da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar um treinamento para funcionários de empresas calçadistas da cidade. Com apoio do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sucen (Superintendência de Controle a Endemias), profissionais do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonozes) e da Vigilância Sanitária estarão capacitando os representantes das empresas.

A capacitação foi agendada para o dia 10 de agosto (uma segunda-feira) e será realizada no teatro popular do Sesi Birigui, das 7h30 às 17h. “Tendo em vista a necessidade de intensificar as ações de controle a dengue para o segundo semestre de 2015, convidamos as entidades para uma parceria e ação conjunta. O combate a dengue deve ser constante”, destacou o prefeito de Birigui, Pedro Bernabé.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, programa prevê realizar orientações técnicas para os presidentes de CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho), medicina do trabalho e técnico de segurança dos parceiros. A capacitação auxiliará no planejamento de execução e avaliação voltados para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A pretensão é iniciar o projeto atendendo 50 empresas. De acordo com o educador de saúde da prefeitura, Marco Antônio Sanches, o programa visa controlar o foco de mosquito transmissor da dengue. “A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, capacitará funcionários das empresas para que eles possam fazer o bloqueio e mapa de risco dentro de seu ambiente de trabalho”, explicou. “O custo do projeto para os parceiros é zero”, destacou.

Segundo os profissionais envolvidos, com a implantação do programa será possível reduzir criadouros potenciais do mosquito transmissor. “Temos que ter em mente que o combate ao mosquito da dengue deve ser feito constantemente, o ano todo, independente da estação do ano. A dengue mata e deve ser levada muito a sério”, completou o educador Marco Sanches.

Texto: Tiago Lotto e Alex Brasileiro

Fotos: Vagner Monteiro