03/08/2015
Creas realiza 2ª Consulta Pública sobre o Plano de Atendimento às Medidas Socioeducativas

A Prefeitura de Birigui, através do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na manhã desta segunda-feira, dia 03 de agosto, a 2ª Consulta Pública sobre a elaboração do Plano Municipal Decenal de Atendimento às Medidas Socioeducativas. No encontro, que aconteceu na Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), foi apresentada e discutida as metas e ações que nortearão os serviços de proteção socioeducativas nos próximos dez anos.

O prefeito Pedro Bernabé abriu oficialmente a consulta, que contou com a participação de várias autoridades, entre elas o promotor Maurício Carlos Zuanaze e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé. O prefeito destacou a importância da parceria dos poderes executivo, legislativo e judiciário nestas ações. “Fico feliz em receber o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Mauricio Zuanaze, pela importância que tem a união de forças para trabalhar a prevenção e proteger nossas crianças e adolescentes”, comentou o chefe do Executivo.

O objetivo do plano municipal é promover o aperfeiçoamento das medidas socioeducativas em meio aberto, conhecida como liberdade assistida, e prestação de serviço à comunidade, postulando estratégias protetivas em cumprimento às indicações do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), para um atendimento de qualidade no município aos adolescentes que cometeram algum crime.

Este plano municipal será composto pelo diagnóstico municipal referente aos adolescentes em atendimento às medidas socioeducativas, diretrizes, objetivos, metas, prioridades, formas de financiamento, formas de gestão das ações de atendimento em sintonia com os princípios elencados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, explicou a coordenadora do Creas, Roseli Cristina Rodrigues.

A Mesa Diretora do evento foi formada pelo prefeito, pela primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, pelo promotor de justiça da Infância e Juventude, Dr. Mauricio Carlos Zuanaze, pela coordenadora do Creas, Roseli Cristina Rodrigues, pela presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Andressa Bigatão, e pela palestrante da audiência, professora doutora Irandi Pereira. O 1º Tenente da Polícia Militar, Fernando da Cunha, e os secretários municipais Lino Tonsig (Cultura e Turismo) e Adão Panini (Segurança Pública), também participaram do encontro.

GABINETE

O prefeito Pedro Bernabé recebeu em seu gabinete, na parte da tarde, a visita da professora doutora Irandi Pereira. Na ocasião, Irandi elogiou o chefe do Executivo pelo comprometimento e participação nas duas audiências, enfatizando a necessidade da articulação entre os governos municipal, estadual e federal. “Fico feliz por ver projetos e planos de médio e longo prazo sendo realizados no Brasil. A Prefeitura de Birigui está de parabéns pela organização deste evento”, destacou ela.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Vagner Monteiro e Alex Brasileiro

A Rádio Prefeitura falou com a coordenadora do Creas Roseli Cristina Rodrigues e a paletrante professora doutora Irandi Pereira. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som