04/08/2015
Secretaria de Saúde incentiva aleitamento materno por meio de palestras educativas nas UBSs e Cras
 

Para lembrar o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto, a Secretaria de Saúde de Birigui está realizando palestras educativas gratuitas para sensibilizar as gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e a comunidade em geral sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno. A Semana de Aleitamento Materno teve início na segunda-feira (3 de agosto) e segue até o dia 13.

As atividades são realizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e espaços comunitários (veja a agenda abaixo). A programação foi articulada pelas equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e do Nasf (Núcleos de Apoio à Saúde da Família). Nos dias 24 e 25 de julho os enfermeiros e agentes comunitários de saúde passaram por capacitação para intensificarem as ações sobre o tema.

A enfermeira coordenadora da ESF, Layane Nayara Requenha Lopes, explicou que as palestras são ministradas por profissionais da rede municipal de saúde e contam com orientações sobre o manejo, cuidados, e a saúde da mãe da criança. O objetivo é incentivar o aleitamento, minimizando o desmame precoce dos bebês. “O leite materno é o alimento ideal para o recém-nascido, pois contém nutrientes necessários para o seu crescimento forte e desenvolvimento saudável”, destacou.

BENEFÍCIOS

O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno. A OMS (Organização Mundial de Saúde) também recomenda que a amamentação seja complementada até os dois anos de vida da criança. O leite materno é rico em anticorpos e protege o bebê de diarreia, infecções respiratórios e alergias. Pela proporção calórica adequada, reduz os riscos de obesidade infantil, aumento do colesterol e diabetes mellitus.

A amamentação também reforça o vínculo afetivo e ajuda na recuperação da forma física da mãe, diminuindo os riscos de hemorragias pós-parto, auxiliando na prevenção de uma nova gravidez em curto intervalo de tempo, e a incidência de diabetes mellitus, osteoporose e o desenvolvimento de câncer de mama, útero e de ovário.

 

PROGRAMAÇÃO PALESTRAS

 

Quarta-feira, dia 5

7h – Igreja São Francisco de Assis, UBSs 8 (Jandaia) e 9 (João Crevelaro)

15h – Igreja São Francisco de Assis

…………………………………………………..…………………………...

Quinta-feira, dia 6

7h – Igreja Santo Antônio

9h – UBSs 1 (Vila Bandeirantes) e 8 (Jandaia)

15h – UBS 3 (Vila Izabel de Almeida Marin)

…………………………………………………..…………………………...

Sexta-feira, dia 7

9h – UBS 6 (Tijuca)

15h – UBS 9 (João Crevelaro)

…………………………………………………..…………………………...

Terça-feira, dia 11

14h – Cras 4 – Portal da Pérola 2

…………………………………………………..…………………………...

Quinta-feira, dia 13

14h – UBSs 4 (Jardim Costa Rica) e 9 (João Crevelaro)

 

Comunicação Prefeitura

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Divulgação

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000