04/08/2015
Birigui vai sediar a Copa São Paulo de Karatê; evento acontece no dia 8 de agosto

Birigui vai sediar a Copa São Paulo de Karatê, evento oficial da Federação de Karatê Paulista. A competição vem ao município através do Sesc (Serviço Social do Comércio), com organização da Associação Barbosa de Karatê e apoio da Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Segundo explicou o Sensei 5º DAN Jozimar Barbosa dos Santos, a competição é a segunda etapa da Federação e oferece classificação para ao Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado de 4 a 6 de setembro em Chapecó, Santa Catarina.

O evento será realizado no próximo sábado, dia 8 de agosto, no Ginásio Municipal “Gigante de Fátima”. A cerimônia de abertura começa às 9h. A previsão é reunir cerca de 400 atletas do interior paulista.

De acordo com o Sensei Barbosa, em junho deste ano aconteceu a primeira etapa da competição, realizada em Sorocaba. “Os atletas que não conquistaram vaga para disputar o Brasileiro virão buscar a classificação em Birigui. Estaremos realizando uma competição de altíssimo nível”, comentou Barbosa.

A Copa São Paulo de Karatê-DO será disputada no masculino e feminino, individual e equipe de kumite. Aproximadamente 25 cidades do Estado de São Paulo serão representadas na competição.

Somente da Associação Barbosa de Karatê, que conta com escolas em Birigui e Buritama, 60 atletas estarão lutando. A associação representou Birigui nos Jogos Regionais 2015, ficando em terceiro lugar na classificação geral do karatê.

Vários atletas da associação, de Birigui e de Buritama, que disputaram a primeira etapa conquistaram vagas para disputar o Campeonato Brasileiro. “Temos 13 karatecas classificados para o Brasileiro. Eles estão treinando forte para a competição de setembro”, completou Barbosa.

Texto e fotos: Tiago Lotto