05/08/2015
Birigui tem 5 mil moradias em construção; principais áreas de expansão são as regiões norte e sul

O mercado imobiliário de Birigui está aquecido. Atualmente, há aproximadamente cinco mil imóveis em construção no município, por meio de projetos de interesse social como o MCMV (Minha Casa Minha Vida) e condomínios particulares de alto padrão. Estão em análise outros dez loteamentos (três fechados e sete abertos), que totalizarão mais de quatro mil lotes, além de dois empreendimentos do MCMV, com 1.084 e 845 unidades cada, respectivamente.

O bom momento do setor no município foi destaque na edição impressa do jornal Folha da Região, de Araçatuba, no último domingo (2 de agosto). As principais áreas de expansão no município são as regiões norte – onde estão os bairros Portal da Pérola e Portal do Parque –, e sul – onde estão os bairros Colinas e Jardim do Trevo. As informações foram repassadas pelo setor de planejamento da Prefeitura.

PROJETOS

O programa habitacional Minha Casa Minha Vida é dividido em três faixas de renda: faixa 1 (até R$ 1,6 mil), faixa 2 (até R$ 3.275) e faixa 3 (R$ 5 mil). Para famílias de faixa 1, estão em construção o Portal do Parque 1, com 396 unidades e investimento de R$ 27,3 milhões, e o Candeias 1, com 402 casas e aporte de R$ 28,1 milhões.

Na faixa 2 do programa, está em construção o Residencial Candeias 2, com 421 imóveis e investimento de R$ 35,7 milhões, e o condomínio Anna Laura, com seis torres de quatro andares e 96 apartamentos no total. Ainda estão em análise pelo Ministério das Cidades a construção do Portal do Parque 2, com 1.084 unidades, e o Portal do Parque 3, com 845 moradias. Ambos os residenciais são voltadas para famílias com renda de até R$ 1,6 mil do MCMV.

A reportagem da Folha da Região mostra ainda que há outros empreendimentos particulares sendo construídos, todos voltados para a classe média alta. Recentemente, o prefeito Pedro Bernabé recebeu em seu gabinete um empresário araçatubense, que apresentou dois projetos de construção de prédios residenciais com investimento de R$ 80 milhões no município. Os projetos serão avaliados pelos setores competentes da Prefeitura.

Para o chefe do Executivo, a construção das moradias e os empreendimentos em análise comprovam o bom momento de Birigui no setor imobiliário. “Temos realizado ações para atrair ao município investimentos na área de construção civil, que gerem novos empregos e renda aos biriguienses, mesmo diante de um momento de crise econômica que passa o País. Nossa gestão visa propiciar oportunidades e melhor qualidade de vida à população”, afirmou.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Folha da Região

Foto: Tiago Lotto