07/08/2015
Prefeito, secretário de Segurança Pública e diretor do Deptrans visitam vias que sofrerão alterações

O prefeito Pedro Bernabé, o secretário municipal de Segurança Pública, Adão Panini, e o diretor do Deptrans (Departamento de Transito), Wagner Pedrosa, visitaram vários pontos de Birigui que sofrerão mudanças no trânsito. As visitas foram feitas na tarde desta quinta-feira, dia 6 de agosto.

Segundo o diretor do Deptrans, estudos feitos pelo departamento e aprovados pelo Conselho Municipal de Trânsito apontam necessidade de melhorias. “Nestas visitas mostramos ao prefeito o que será feito. O chefe do Executivo tomou ciência dos locais que sofrerão alterações”, falou Wagner Pedrosa. As mudanças ocorrerão em todas as regiões da cidade. Cinco pontos receberão as melhorias, que serão feitas pela Prefeitura de Birigui. A previsão é iniciar os trabalhos em 15 dias, sendo concluídos em 30 dias.

O secretário de Segurança Pública informou que ruas que são de mão dupla passarão a ser mão única. Será feito, também, melhorias na sinalização de solo, instalação de novas placas de sinalização e reparos em vias públicas. “Teremos apoio da Secretaria Municipal de Obras, já que em algumas ruas serão necessários pequenos reparos”, citou Adão Panini.

De acordo com o prefeito, logo quando assumiu a prefeitura, em janeiro de 2013, ele solicitou estudos ao Deptrans. “Observei que vários pontos da cidade necessitavam de um estudo, uma análise para melhorar o fluxo dos veículos. Este trabalho de melhorias do tráfego é constante no município. O objetivo é aumentar a segurança dos motoristas e pedestres”, comentou o chefe do Executivo.

O prefeito disse ainda que recebeu vários pedidos de instalação de lombadas de moradores e empresários. “Todos esses pedidos serão analisados pelo Deptrans. Agradeço aos que ajudam a administração a melhorar a cidade. Após aprovação do Deptrans, as lombadas serão instaladas”, frisou o prefeito.

Os pontos que sofrerão alterações são: 1- cruzamento da rua Santos Dumont com a Euclides Miragáia (instalação de semáforo); 2- alteração do sentido da rua José Troncoso, entre a João Galo e Barão do Rio Branco, que deixará de ser mão dupla e passará a ser mão única; 3- rua Fundadores, que entre as ruas São Paulo e rua Mário de Souza Campos deixará de ser mão dupla para ser mão única; 4- alteração de sentido da rua Durval Tanaka (no bairro Toselar), que no trecho das ruas  Reverendo Cyrus Basset Dawsey e Luiz Maroni deixará de ser mão dupla para ser mão única; e 5- alteração de sentido da rua João B. Puertas Sanches (Toselar), que deixará de ser mão dupla para ser mão única.

ONDE MUDA NO CENTRO

Rua Santos Dumont com a Euclides Miragáia: no local será instalado um semáforo, sincronizado com o semáforo anterior (rua Barão do Rio Branco).

Justificativa para mudar: aumento do fluxo de veículos e aumento do número de acidentes no ponto.

Rua Fundadores: entre as ruas São Paulo e Mário de Souza Campos será mão única.

Justificativa para mudar: ordenamento do trânsito, que atualmente é intenso no trecho.

Rua José Troncoso passa a ser mão única no trecho entre as ruas João Galo e Barão do Rio Branco.

Justificativa para mudar: ordenamento das paralelas, melhoria do fluxo de veículos.

ONDE MUDA NO TOSELAR

Rua Durval Tanaka, entre as ruas Reverendo Cyrus Basset Dawsey e Luiz Maroni, deixará de ser mão dupla para ser mão única.

Justificativa para mudar: setor com muitas empresas, grande fluxo de veículos e complexidade de trânsito na avenida Nelson Calixto; ordenamento do fluxo de veículos das ruas do bairro.

Rua João B. Puertas Sanches, paralela a rua Durval Tanaka, deixará de ser mão dupla para ser mão única.

Texto e fotos: Tiago Lotto