07/08/2015
Prefeito Pedro Bernabé destaca a importância do aleitamento materno em evento na UBS do Tijuca

A Prefeitura de Birigui continua realizando a Semana do Aleitamento Materno. Na manhã desta sexta-feira (7 de agosto) o prefeito Pedro Bernabé e a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, prestigiaram palestra educativa que ocorreu na UBS 6 (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tijuca, com o objetivo de sensibilizar as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) sobre a importância e os benefícios do leite materno.

“Tenho três filhos e sei da importância da amamentação para a imunidade do recém-nascido. Não existe coisa melhor para uma criança do que receber o leite materno”, destacou o prefeito, em discurso antes da palestra. “A saúde é uma prioridade da nossa gestão e essa ação realizada pela Secretaria de Saúde é significativa, pois é para a qualidade de vida da população. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho”, completou Bernabé.

AÇÃO

A Semana do Aleitamento Materno teve início na última segunda-feira (3 de agosto), em alusão ao Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto. As atividades acontecem até o dia 13. Hoje haverá palestra às 15h na UBS do João Crevelaro. Na terça-feira (11), o encontro acontecerá às 14h no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Portal da Pérola 2. A semana será encerrada na quinta-feira (13), com palestras às 14h nas UBSs do Jardim Costa e João Crevelaro.

“Todos os anos fazemos a Semana do Aleitamento Materno porque entendemos que a amamentação é uma etapa da vida muito importante e as gestantes e as mães precisam entender que devem amamentar seus filhos. A vantagem é que o leite materno é natural e amamentando a criança até o sexto mês de vida, a mãe não precisa se preocupar com outra alimentação. Sem contar que reforça o vínculo mãe e filho”, explicou Andrea, ao citar que o leite é a primeira vacina para o bebê.

O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno. A OMS (Organização Mundial de Saúde) também recomenda que a amamentação seja complementada até os dois anos de vida da criança. O leite materno é rico em anticorpos e contém nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

Texto e fotos: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura ouviu a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, que falou sobre a Semana do Aleitamento Materno. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som