10/08/2015
Combate à dengue: Prefeitura inicia campanha de treinamento com empresas e indústrias da cidade
 

A Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, uma capacitação do Programa Monitorado de Ações de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, voltada aos funcionários de empresas e indústrias do município.

Um treinamento foi realizado no auditório do Sesi Birigui, onde aproximadamente 25 empresas foram representadas. O prefeito Pedro Bernabé e a secretária municipal de Saúde, Andréa Benvenuta, abriram oficialmente a ação, que está sendo feita em parceria com o Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sesi (Serviço Social da Indústria), Sindicato dos Sapateiros e Sucen (Superintendência de Controle a Endemias).

Profissionais do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonozes) e da Vigilância Sanitária de Birigui palestraram e orientaram os representantes das empresas. Os trabalhos foram desenvolvidos pelo profissional de Integração, Educação e Comunicação, Marco Antônio Sanchez, educador de Saúde da Prefeitura de Birigui, e pela especialista em infectologia (USP Ribeirão Preto), Maria Helena Yazawa, diretora da Vigilância Epidemiológica de Birigui.

Nossa gestão tem a Saúde como prioridade. Nossas ações são de médio a longo prazo. Queremos melhorar a qualidade de vida da população. Esta capacitação é extremamente importante, pois a dengue mata e precisa de total atenção de todos nós”, falou o prefeito Pedro Bernabé.

O educador Marco Sanchez disse que a parceria dos envolvidos é essencial. “O que será passado aqui poderá ser usado dentro das empresas e indústrias. Esse programa é um marco na história do Estado e está ocorrendo em Birigui. Nossa meta é atingir aproximadamente 25 mil pessoas, já que as empresas e indústrias passaram a ser parceiras. Essa parceria é fundamental para combatermos a dengue”, falou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, programa prevê realizar orientações técnicas para os presidentes de CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho), medicina do trabalho e técnico de segurança dos parceiros. A capacitação auxiliará no planejamento de execução e avaliação voltadas para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O projeto iniciado nesta segunda-feira terá continuidade. Outras empresas serão convidadas e novos encontros serão agendados em breve. “A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, capacitará funcionários das empresas para que eles possam fazer o bloqueio e mapa de risco dentro de seu ambiente de trabalho”, explicou Marco Sanchez, lembrando que o custo do projeto para os parceiros é zero.

 

Comunicação Prefeitura

Texto e fotos: Tiago Lotto

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000