10/08/2015
Copa São Paulo de Karatê reúne mais de 450 atletas do Estado no Ginásio de Esportes de Birigui

Birigui recebeu no último sábado (8 de agosto) a segunda etapa da Copa São Paulo de Karatê, evento oficial da Federação de Karatê Paulista. A competição ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes e reuniu aproximadamente 470 atletas, de várias cidades do Estado. O evento esportivo veio ao município por meio do Sesc (Serviço Social do Comércio), com organização da Associação Barbosa de Karatê e apoio da Prefeitura de Birigui, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

A Copa São Paulo foi disputada no individual e por equipes no estilo kumite (luta), nas categorias juvenil e adulto, com classificações para o Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontecerá de 4 a 6 de setembro em Chapecó, Santa Catarina. Houve também apresentações de kata (categorias mirim ao master) e de atletas portadores de necessidades especiais.

Somente da Associação Barbosa de Karatê, que conta com escolas em Birigui e Buritama, 60 atletas participaram da competição. “Além de ser uma grande ferramenta na defesa pessoal, o Karatê auxilia na formação do caráter e disciplina do atleta. Essa arte marcial tem como fundamentos o respeito, a dignidade e humildade, ou seja, a formação geral do ser humano”, disse o sensei Jozimar Barbosa dos Santos, que agradeceu o apoio da Prefeitura de Birigui no evento.

CERIMÔNIA

Compuseram a mesa diretora a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé – representando o prefeito Pedro Bernabé –; o secretário de Esportes e Lazer, Amilcar Branco; o presidente da Câmara, Cristiano Salmeirão; o coordenador de esportes do Sesc, Jeferson Bitencourt Alves; os presidentes das federações Paulista e Brasileira de Karatê, sensei Roberto Luiz Fuscaldo e Marcio Fuscaldo, respectivamente; o juiz de direito Marcelo Yukio Misaka; além do organizador do evento, sensei Barbosa.

Durante a cerimônia de abertura houve o desfile de apresentação das delegações participantes, o tradicional juramento dos atletas, comandado pelo karateca biriguiense Giovanni Tescaro Fagundes (atual campeão mundial 1º Kyu – faixa marrom), além do cumprimento da equipe de arbitragem. Os secretários de Esportes e Lazer e de Assistência Social receberam certificados de honra ao mérito e medalhas como forma de agradecimento à parceria da administração na competição.

Texto e fotos: Rafael Lopes

Sonora: