11/08/2015
Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado; meta é imunizar 6 mil crianças

A Secretaria de Saúde de Birigui inicia neste sábado (15 de agosto) a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, também conhecida como poliomielite. A meta é imunizar 6.008 crianças entre seis meses e cinco anos incompletos contra a doença. O número corresponde a 95% do público-alvo. A campanha será encerrada no dia 31 deste mês.

No próximo sábado será realizado o “Dia D” de mobilização da campanha. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município estarão abertas exclusivamente para a vacinação, no período das 8h às 17h. Haverá também atendimento especial no departamento de Vigilância Epidemiológica, anexo ao pronto-socorro, com a presença dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha.

No decorrer da semana, as duas gotinhas serão aplicadas somente nas UBSs, no horário normal de funcionamento. Durante a campanha, os profissionais da saúde vão aproveitar para atualizar os cartões de vacinação das crianças, aplicando outras vacinas, como a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Por isso, é importante que os pais lembrem de levar a carteirinha de seus filhos.

PREVENÇÃO

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada por vírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

A Vigilância Epidemiológica do município destaca que a vacinação é importante também para manter o Brasil fora da circulação do poliovírus, causador da doença. “A vacinação é muito importante para a disseminação do vírus no meio ambiente. E a dose aplicada nas crianças será útil para cobrir eventuais falhas na resposta imune de doses anteriores”, afirmou a chefe da seção de imunização da Vigilância Epidemiológica, Cilene Cristina Pereira Maretti.

Texto: Rafael Lopes