13/08/2015
Secretaria de Cultura e Turismo divulga horário e percurso do desfile cívico de 7 de setembro

A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui reuniu, na manhã desta quinta-feira (13 de agosto), entidades civis e militares para apresentar e definir detalhes do desfile cívico que vai celebrar, neste ano, os 193 anos da Independência do Brasil. A solenidade acontecerá no dia 7 de setembro, feriado nacional, na região central da cidade.

Os participantes deverão se concentrar às 8h30 em trechos das ruas Barão do Rio Branco, Bento da Cruz e Siqueira Campos. A cerimônia do evento está marcada para as 8h45, com a execução e canto dos hinos Nacional, de Birigui e da Independência, e o pronunciamento do prefeito Pedro Bernabé.

Já o desfile está previsto para iniciar às 9h. Os participantes vão descer pela rua Barão do Rio Branco, contornarão a praça Dr. Gama e seguirão pela rua Conselheiro Antônio Prado, dispersando na praça James Mellor. O palanque das autoridades será montado em frente da Igreja Matriz Imaculada Conceição.

REUNIÃO

A reunião aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha. Participaram o secretário de Cultura e Turismo, Lino Marcelo Tonsig, o secretário adjunto da pasta, Marcos Tinarelli, a diretora de Cultura, Lela Cavalari, além de representantes das entidades militares, das escolas públicas e particulares, de clubes de serviços, organizações sociais e motoclubes.

A participação no desfile deve ser confirmada até o dia 21 deste mês, pelo e-mail cultura@birigui.sp.gov.br ou pelo telefone (18) 3643-6192. As entidades que não participaram da reunião, mas pretendem desfilar, podem entrar em contato com a secretaria municipal. “O desfile e as comemorações de 7 de setembro são importantes para a valorização histórica e cultural da nação e servem como estímulo ao protagonismo cidadão local”, destacou Tonsig.

HISTÓRIA

O dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na história do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com Portugal.

Texto e foto: Rafael Lopes