17/08/2015
Biriguiense é destaque na seleção infanto-juvenil de vôlei; atleta iniciou na escolinha da Prefeitura

O atleta biriguiense de voleibol, Leonardo Almeida Cardoso, 18 anos, integra atualmente a seleção brasileira de voleibol infanto-juvenil. Assim como o ex-jogador Giba, um dos grandes ídolos do vôlei nacional, o biriguiense Leonardo veste a camisa número 7.

O biriguiense ajudou a seleção a buscar a primeira vitória na estreia do Campeonato Mundial de Vôlei Infanto-Juvenil, em uma rodada em que cinco dos oito jogos terminaram em cinco sets. O Brasil iniciou a competição na sexta-feira, dia 14 de agosto, em Corrientes, na Argentina, e derrotou a seleção da Alemanha.

Depois de perder o primeiro set por 25/20, a seleção brasileira devolveu o marcador na segunda parcial. Curiosamente, os alemães repetiram a dose no terceiro e o time brasileiro repetiu o placar no quarto set, para forçar o tie-break. No desempate, os comandados de Percy Oncken marcaram 15 a 9 e garantiram a vitória brasileira.

Leonardo também participou diretamente da segunda vitória brasileira na competição. Sobre a forte equipe da Rússia, o Brasil venceu de virada por 3 sets a 1 (22/25, 25/21, 25/19, 25/23). O resultado deixa os brasileiros na liderança do grupo D, com cinco pontos.

O Mundial foi dividido em quatro grupos de cinco equipes. Na primeira fase todos jogam entre si, com uma rodada de folga para cada time. Os quatro melhores avançam para as quartas de final. Além do Brasil, da Rússia e Alemanha, a chave ainda é composta por Porto Rico e Japão.

Escolinha da Prefeitura

Leonardo iniciou sua carreira na escolinha de base da Prefeitura de Birigui. Ele é filho do técnico e jogador de vôlei Gilmar Ferreira Cardoso, que aos 44 anos ainda joga voleibol por Birigui. Gilmar começou a prestar serviços para a prefeitura em 1991 e em 1994 passou no concurso da Prefeitura de Birigui. Atualmente suas aulas de vôlei acontecem diariamente, das 18 às 22h, no ginásio da escola Roberto Clark. "O Leonardo treinou comigo de 2007 até 2011, quando passou no teste do Sesi/SP. Em janeiro de 2012 ele assinou com o Sesi", falou o professor da prefeitura. O irmão de Leonardo, Victor Alecssander Almeida Cardoso, de 16 anos, também integra a seleção brasileira. "Ele está na seleção infantil e também joga pelo Sesi", informou o orgulhoso pai e professor de vôlei.

Para participar das aulas de vôlei, basta procurar o Professor Gilmar no ginásio da escola Roberto Clark. Podem participar crianças a partir dos 10 anos de idade.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: FIVB