17/08/2015
Saúde imuniza mais de 3 mil crianças no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

A Secretaria de Saúde de Birigui imunizou neste sábado (15 de agosto), no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, 3.028 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, o que corresponde a 50,40% do público-alvo. A meta do município é vacinar 6.008 crianças (95%).

Na abertura da campanha de vacinação, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o departamento de Vigilância Epidemiológica abriram exclusivamente para as crianças tomarem as gotinhas. Ao todo, 77 funcionários trabalharam na imunização. Os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha percorreram todos os postos de saúde.

MULTIVACINAÇÃO

A partir desta segunda-feira (17) até o dia 31 deste mês, data de encerramento da campanha, a vacinação contra a pólio está disponível nas nove UBSs, no horário normal de funcionamento. Os profissionais dos postos estão aproveitando também para atualizar a caderneta de vacinação dos menores de cinco anos.

As doses de outras vacinas que estejam atrasadas, como a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, estão sendo aplicadas ou agendadas, de acordo com o esquema vacinal de cada criança. Por isso, é importante que os pais apresentem a carteirinha de vacinação de seus filhos.

DOENÇA

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave causada pelo poliovírus. A infecção se dá, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. O Brasil está livre da paralisia infantil desde 1990. No entanto, o vírus selvagem ainda circula nos continentes africano e asiático. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos da doença não voltem a ser registrados no País.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde