18/08/2015
Sancionada a lei que inclui o Dia da Inovação no calendário oficial de eventos do município

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, sancionou a Lei 6.071, de 13 de agosto de 2015, que inclui o Dia da Inovação no calendário oficial de eventos do município de Birigui. De autoria do Executivo, a Lei Municipal prevê comemoração anual, sempre no dia 19 de outubro, quando também se comemora o Dia Nacional da Inovação.

A Lei visa fomentar e disseminar a cultura da inovação aos cidadãos e empresariado de Birigui, bem como ressaltar a importância da temática. “No mês em que se comemora o Dia da Inovação poderão ser realizados estudos, reuniões, seminários, workshops, palestras e demais eventos que promovam e valorizem a difusão da inovação e criatividade, incluindo a valorização das entidades dedicadas à difusão e fomento da inovação”, explicou o prefeito Pedro Bernabé.

A Lei autoriza a Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) a realizar parceria com entidades vinculadas ao âmbito científico, tecnológico e de inovação, para melhor consecução da lei.

Segundo o chefe do Executivo, as entidades, associações, sindicatos, empresas, organizações públicas ou particulares, nacionais ou internacionais, de qualquer ramo de atividade, bem como membros da comunidade, poderão efetuar doações financeiras para a realização dos eventos agendados para comemorar a data.

Vivemos um período desfavorável com relação a questão financeira do país. Essa lei destaca o papel crucial da inovação e da criatividade para o enfrentamento da crise. A gestão da inovação evoluiu muito nos últimos anos. Com esta lei criamos oportunidades em Birigui”, falou o prefeito de Birigui.

A gestora da Sedecti, Silvia Mestriner, lembrou que o Dia da Inovação foi criado em homenagem ao grande inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 19 de outubro de 1901, em Paris (França), completou uma volta ao redor da Torre Eiffel em seu dirigível. "A comemoração da data visa incentivar e divulgar a importância da inovação tecnológica, com a realização de eventos e debates sobre o tema", falou a secretária Silvia Mestriner.

De acordo com o Executivo, a inovação é uma grande alavanca para o desenvolvimento econômico, criando relações de benefício mútuo e desenvolvimento social e econômico. "Para tanto é necessário fortelecer o sistema de inovação, o que é possível através do estreitamento da interação entre as universidades e instituições de ciência e tecnologia e o setor produtivo, além do apoio dos governos", destacou a gestora da Sedecti. "Considerando o perfil empreendedor do cidadão biriguiense, o fomento à inovação faz-se necessário para o surgimento de negócios mais criativos e dinâmicos, flexíveis às oscilações econômicas geradas pela globalização, favorecendo o crescimento da economia local, com reflexos locais, regionais, no Estado e na União", completou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto: Assessoria de Imprensa