19/08/2015
Prefeitura de Birigui cria o Banco do Livro na Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha

Com o objetivo de manter a qualidade do acervo bibliográfico e documental disponível à população na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, a Prefeitura de Birigui criou, por meio da lei 6.069/2015, o Banco do Livro. Sancionada em 13 de agosto pelo prefeito Pedro Bernabé, a nova lei regulamenta e oficializa as doações, a redistribuição e o descarte de obras inutilizáveis.

De acordo com a legislação, os servidores da biblioteca municipal devem avaliar as doações feitas pela população ao Banco do Livro, verificando o estado de conservação dos livros, revistas, jornais e multimídias; se o assunto é de relevância para a instituição; e se os materiais estão atualizados, antes de serem incorporados ao acervo.

A biblioteca pode selecionar também os materiais que tenham utilidade e redistribuí-los para bibliotecas escolares, comunitárias, de instituições educativas ou de associações sem fins lucrativos, além de projetos similares. “As doações recebidas são de relevante importância para a renovação e atualização do acervo da biblioteca municipal”, observou o prefeito Pedro Bernabé.

RECICLAGEM

Materiais entregues no Banco do Livro que estejam danificados, rasurados, faltando páginas, rabiscados, com folhas soltas, infectados por fungos ou insetos, e que tenham conteúdo desatualizado, sem valor histórico, documental e sociocultural, serão encaminhados para reciclagem. O valor arrecadado será revertido na compra de novos exemplares ou materiais de consumo para a própria biblioteca municipal.

“A biblioteca recebe da comunidade um grande número de livros, revistas e jornais em doação. E a maior parte desses materiais chegam sem condições de uso. Portanto, a lei foi necessária para regulamentarmos os procedimentos de recebimento de doação, de disponibilização de materiais para entidades, além do descarte, que está relacionada às questões de sustentabilidade”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig, ao falar sobre a importância do Banco do Livro.

O secretário explicou ainda que a nova lei foi criada em conformidade com a Política de Desenvolvimento de Coleções, que orienta a aquisição, manutenção e o descarte de materiais bibliográficos ou não, mediante critérios previamente estabelecidos, visando a formação, desenvolvimento e manutenção de acervo de qualidade para as bibliotecas integrantes do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo).

SERVIÇO

A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha” tem atualmente em seu acervo mais de 75 mil livros (obras literárias, especializadas, materiais didáticos, entre outros). A consulta, reserva e renovação de livros podem ser feitas por meio do portal Biblioteca Online (birigui.bnweb.org). A unidade fica na avenida governador Pedro de Toledo, 73. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h.

 

Comunicação Prefeitura

Texto e foto: Rafael Lopes

Página Anterior



Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000