19/08/2015
Bombeiros de Birigui doam cestas básicas para a Secretaria de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social recebeu nesta terça-feira, dia 18 de agosto, doação do Posto de Bombeiros de Birigui, que entregou à prefeitura 30 cestas básicas. O material será entregue para famílias de baixa renda cadastradas na pasta.

O material foi arrecadado pelo Corpo de Bombeiros, que pede uma cesta básica para cada participante do curso de pronto-socorrismo, oferecido gratuitamente pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O 20º Grupamento de Bombeiros (Posto de Bombeiros de Birigui) iniciou o curso no último dia 17. As aulas acontecem na sede, que fica na rua Cândido T. de Carvalho, 190, Paineiras. Os participantes frequentam o local de segunda a sexta-feira, das 19 às 23 horas. As aulas seguem até o dia 28 de agosto.

O prefeito Pedro Bernabé e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, estiveram presentes na abertura oficial do curso. Eles foram recebidos pelo comandante do Posto de Birigui, 1º Tenente PM Maximiliano Sales Spessotto.

O curso é voltado à comunidade em geral, independente de qualquer conhecimento prévio de saúde. “O objetivo é proporcionar conhecimentos básicos de atendimento pré-hospitalar, buscando difundir uma cultura prevencionista”, explicou o tenente Spessotto.

Os participantes recebem aulas de manobras de reanimação cárdio-pulmonar (RCP), imobilizações em casos de fraturas, atuação em engasgamentos e afogamentos, entre outros. Algumas aulas acontecem no laboratório de anatomia do campus II da Unesp Araçatuba.

O curso também tem um caráter social-assistencial, já que pedimos as cestas básicas para os participantes”, falou o comandante dos Bombeiros em Birigui. O posto mantem parceria com a Prefeitura de Birigui há 5 anos.

É uma ação nobre dos Bombeiros. Além de ajudar com as cestas básicas, faz um importante papel de ensinar sobre o pronto-socorrismo”, falou a primeira-dama de Birigui, Marilene Galera Bernabé.

O prefeito também elogiou a ação. “O Comando do Corpo de Bombeiros está de parabéns por essa atividade. Esse curso é de extrema importância para a sociedade”, comentou chefe do Executivo.

Informações sobre os cursos do Corpo de Bombeiros de Birigui podem ser obtidas pelo telefone (18) 3642-1310.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Posto de Bombeiros de Birigui