21/08/2015
Guarda Civil Municipal realiza campanha educativa de trânsito em pontos estratégicos de Birigui

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Birigui realiza campanha educativa de trânsito para conscientizar a população sobre a importância do uso do cinto de segurança, respeito às sinalizações, além do perigo de atender ao celular na direção, dentre outras condutas. A ação teve início na última quarta-feira (19 de agosto) e segue até setembro, mês em que se comemora a Semana Nacional do Trânsito.

Para atingir o objetivo da campanha, guardas municipais estão fazendo bloqueios em ruas e avenidas principais do município, como na região central e pontos comerciais dos bairros onde há aglomeração de pessoas. Ao notar uma infração, os guardas param os motoristas e motociclistas, checam a documentação e alertam os munícipes sobre os riscos de acidentes que podem causar pela imprudência cometida.

“Estamos orientando sobre o estacionamento irregular, principalmente em relação às vagas disponíveis aos idosos e deficientes físicos, o respeito à faixa de pedestres, a sinalização em geral, e a importância do uso do cinto de segurança”, explicou o comandante da corporação, Everaldo Dias da Silva, ao lembrar que é proibido estacionar em canteiros centrais que não tenham calçamento e em rotatórias.

ATUAÇÃO

Segundo ele, a iniciativa da corporação visa melhorar o trânsito na cidade. No mês passado, os guardas municipais receberam qualificação para atuarem como agentes de trânsito.“As nossas campanhas visam sempre salvar vidas, a preservação da saúde e do meio ambiente. Elas contribuem para aproximarmos também a Guarda Municipal da população. Isso faz parte do conceito de guarda cidadã que queremos para Birigui”, destacou Silva.

O comandante afirmou ainda que a GCM tem “poder de polícia” e pode aplicar multas de trânsito consideradas de competência municipal, por exemplo, dirigir sem cinto de segurança e falando ao celular. No entanto, a “ideia é promover essa ação preventiva e educativa, antes das autuações”, observou Silva. A atuação no trânsito é amparada pela lei federal 13.022/14 e a lei complementar 59/14, que tratam dos Estatutos Geral e Municipal da Guarda Municipal, respectivamente.

INFRAÇÕES

As infrações mais cometidas no trânsito do município de janeiro a julho deste ano foram: dirigir sem cinto de segurança (802 multas), dirigir usando o aparelho celular (718), avançar no sinal vermelho (391), estacionar em local proibido (391) e estacionar sobre a faixa de pedestre/canteiro central (117). Os dados são de multas aplicadas pela Polícia Militar e constam no Sistema Municipal de Gerenciamento de Trânsito.

Texto e fotos: Rafael Lopes

O comandante Everaldo Dias da Silva falou sobre a campanha à Rádio Prefeitura. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som