25/08/2015
Com 85 integrantes em sua delegação, Birigui vai disputar todas as modalidades do JORI 2015

A delegação biriguiense vai disputar as 14 modalidades do JORI (Jogos Regionais do Idoso), evento esportivo que acontece em Birigui de 9 a 13 de setembro. A Prefeitura de Birigui, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dá total apoio aos atletas com idade superior aos 60 anos. A delegação biriguiense conta com 85 integrantes, sendo 75 atletas.

O JORI 2015 começa dia 9 de setembro, porém a abertura oficial será realizada dia 10, no Ginásio Municipal Gigante de Fátima, a partir das 9h. A solenidade de abertura contará com a presença da primeira-dama do Estado, Lú Alckmin, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O JORI é promovido no Estado pelo Fundo Social e pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude.

A competição dos idosos é disputada nas modalidades de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. Em onze modalidades Birigui vai disputar no masculino e no feminino. Na bocha, na malha e no truco Birigui vai disputar o masculino.

ABERTURA

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está realizando diariamente os ensaios para a cerimônia de abertura do JORI. A coreógrafa da Prefeitura de Birigui, Erika de Cássia, é a responsável pela apresentação, que será realizada no Ginásio Municipal.

Como o evento de abertura será no ginásio, nossos ensaios já estão acontecendo no local. Temos dez mulheres e um homem no grupo, que irá retratar a alegria dos ciganos. Estamos desenvolvendo um trabalho diferenciado, já que temos atletas dos 60 aos 79 anos”, explicou Erika. Na manhã desta terça-feira, dia 25 de agosto, ela e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Amilcar Branco, acompanharam os ensaios, que ocorrem diariamente, das 7h30 às 9h30.

Aqui não nos sentimos velhos, mas sim idosos, já que nossa autoestima foi resgatada”, comentou Dona Benedita, a “mais velha” do grupo, com 79 anos. “Na realidade atuar neste grupo nos deixa mais jovem. É uma delícia reunir esse grupo e fazer novas amizades”, frisou Dona Neide, que aos 73 anos mostra uma agilidade surpreendente.

Além de Benedita e Neide, fazem parte do grupo que irá participar da abertura oficial as meninas Aurilene (60), Judite (73), Irma (62), Zilda (63), Arlete (65), Creuza (70), Nadir (68) e Conceição (68). O “menino” do grupo é Seu Osvaldo, que aos 72 anos dança como um garoto. Alguns atletas que estão na abertura do JORI também irão jogar nas modalidades de vôlei adaptado, dança de salão, buraco e atletismo.

Para o prefeito Pedro Bernabé, sediar o JORI é uma honra. “Vamos recepcionar os atletas da melhor idade com muito carinho, respeito e dignidade. Birigui será a capital da terceira idade durante a realização dos jogos”, comentou o chefe do Executivo. Todo o trabalho do JORI 2015 em Birigui está sendo coordenado pela secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé.

Texto e fotos: Tiago Lotto