25/08/2015
Saúde busca casos de hanseníase em 757 crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Birigui

A Secretaria de Saúde de Birigui está em campanha para diagnosticar e tratar casos de hanseníase e verminose em alunos entre cinco e 14 anos da rede pública de ensino do município. A meta é avaliar 757 crianças e adolescentes na ação, que compõe a 3ª edição da Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíase e Tracoma, realizada durante este mês pelo Ministério da Saúde.

Profissionais da Vigilância Epidemiológica estão visitando escolas para ministrar palestras educativas e buscar alunos que apresentem sinais e sintomas das doenças. Estão participando da campanha as escolas municipais Prof. José Sebastião Vasques Calçada (Recanto Verde) e Prof.ª Yvonne Miragaia Peruzzo (Portal da Pérola 2), e as estaduais Prof. Antônio Sales Oliveira (Thereza Maria Barbieri) e Prof.ª Terezinha Lot Zin Teleco (Portal da Pérola 2).

DIAGNÓSTICO

Para investigação da hanseníase, está sendo entregue aos alunos uma ficha de autoimagem, com desenho do corpo humano, onde os responsáveis respondem a um questionário e marcam o local em que as crianças possuem qualquer tipo de mancha suspeita na pele. Após a triagem, os alunos com sinais serão avaliados por um médico infectologista na própria escola e, se necessário, serão encaminhados para realização de exames específicos.

“Caso seja confirmada a doença, o aluno será encaminhado para início imediato do tratamento, que tem duração de seis meses a um ano, oferecido gratuitamente na rede básica de saúde”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa. “É importante lembrar que a hanseníase tem cura. E o nosso objetivo é diagnosticar precocemente a doença a fim de evitar a transmissão, que ocorre de pessoa a pessoa pelas vias respiratórias”, completou.

Para combater as verminoses (parasitas intestinas conhecidos como lombrigas) que causam anemia, dor abdominal e diarreia, os alunos estão sendo medicados, mediante autorização dos pais. Além disso, as crianças recebem orientação de como prevenir a doença com medidas simples de higiene pessoal e cuidados com os alimentos. Como a equipe médica está sendo capacitada sobre tracoma (doença inflamatória dos olhos), a busca ativa desta enfermidade não está sendo realizada nesta campanha.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Ela atinge todas as faixas etárias. Aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, caroços e dormências nos pés são os principais sintomas da doença. Normalmente no local dessas manchas a pessoa não sente dor.

O tratamento recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é a poliquimioterapia, uma associação de rifampicina, dapsona e clofazimina. Os medicamentos estão disponíveis na rede municipal de saúde. Se não tratada, a doença pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. Neste ano, a Secretaria de Saúde de Birigui registrou quatro novos casos de hanseníase. Atualmente, nove pacientes estão em tratamento no município.

Texto e foto: Rafael Lopes