26/08/2015
Birigui terá duas artistas disputando a fase regional do Mapa Cultural Paulista neste sábado (29)

A 2ª etapa do Mapa Cultural Paulista – Fase Regional acontece neste sábado (29), às 19h, na cidade de Buritama, no anfiteatro do Centro Cultural “Graciliano Ramos”, na Praça Don Lafayete Líbano, 16, Centro. Agora é a vez da expressão artística “Literatura”, com conto, crônica e poema.

O evento reunirá artistas e Comissão de Seleção, onde Birigui será representada pelas artistas Maria de Lurdes Motta Castro (Lu Motta) e Cláudia Liranço. A primeira concorrerá com poema, crônica e conto, enquanto a segunda com poema e conto.

O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado e realizado em parceria com os municípios paulistas e tem como objetivo fomentar as produções culturais do interior e mapear o setor, afim de estimular a participação dos municípios nestas atividades.

A seleção de artistas e grupos das regiões administrativas do Estado são divididas em três fases: Municipal, Regional e Estadual”, explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

O encontro entre artistas e comissões tem viés pedagógico, como objetivo de construir uma apreciação que ecoe na trajetória destes dois polos - Artistas e Comissão de Seleção - e realize os preceitos do programa. Cada expressão artística é determinada uma curadoria que coordena um corpo de jurados com profundo conhecimento de suas expressões, e que compõem as Comissões de Seleção. Os selecionados nesta fase irão disputar a fase Estadual, que deverá acontecer somente em 2016, em data ainda não definida.

Texto: Alex Brasileiro