28/08/2015
Prefeito participa de evento com o ministro da Educação; encontro ocorreu no Centro Ruth Cardoso

O prefeito de Birigui, Pedro Bernabé, participou de um evento com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que foi sabatinado em uma roda de conversa promovida pelo Centro Ruth Cardoso. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 27 de agosto, em São Paulo, na sede do Centro, que fica no Jardim Paulista.

O chefe do Executivo biriguiense esteve acompanhado do secretário municipal de Gabinete, Dr. Tadeu Seco Saravalli, e do secretário municipal de Comunicação, Tiago Contador Lotto. A Prefeitura de Birigui recebeu o convite do Centro Ruth Cardoso, que realizou o evento para debater o tema Educação, já que Pedro Bernabé é educador e foi diretor e professor da Unesp Araçatuba.

Nada melhor do que discutir a questão com o ministro da Educação. Para nós é um prazer debater Educação, já que Birigui é o 3º melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado de São Paulo e o 7º no Brasil”, comentou o prefeito, que apresentou aos membros do Centro Ruth Cardoso o trabalho desenvolvido em Birigui com a implantação da Educação Empreendedora nas escolas municipais. O projeto é desenvolvido em parceria com o Sebrae/SP.

Pedro Bernabé elogiou o evento realizado pelo Centro Ruth Cardoso. “O ministro fez alguns apontamentos de como podemos melhorar a qualidade da educação no país. Concordo com seu ponto de vista de que o aluno deve sentir prazer em aprender. É nossa função fazer com que o aluno aprenda sem autoritarismo. Parabéns aos organizadores do evento”, salientou.

O evento contou com vários profissionais da educação e interessados pelo tema. Estiveram na roda de conversa o ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a socióloga e professora Maria Helena Guimarães de Castro (ex-secretária de Educação de São Paulo), a socióloga Neca Setúbal (que atuou no Ministério da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso), e o educador e diretor do Colégio Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar. A mediação foi do jornalista Hélio Schwartsman, articulista do jornal Folha de São Paulo. Também participou do evento a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

A coordenadora do Centro Ruth Cardoso, Sueli Galhardo, disse que uma das propostas da roda de conversa é disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas. “Os debates e discussões de temas contemporâneos são fundamentais para o Centro Ruth Cardoso. Trazer o ministro da Educação, de forma informal, possibilitou uma troca de experiência, um debate saudável”, comentou Galhardo.

CENTRO RUTH CARDOSO

Criado em 2009, o Centro Ruth Cardoso tem como missão preservar a memória e a obra acadêmica e social de sua titular, assim como disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias. Para cumprir com sua proposta, o Centro promove atividades, em suas instalações e Brasil afora, encontros, debates, e lidera iniciativas como o Festival de Ideias e o Festival Educação, além de outras iniciativas.

Texto e fotos: Tiago Lotto

A Rádio Prefeitura ouviu o economista Barjas Negri, a coordenadora do Centro Ruth Cardoso, Sueli Galhardo, e o prefeito Pedro Bernabé. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som