31/08/2015
Campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil é prorrogada até o dia 10 de setembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi prorrogada até o próximo dia 10 de setembro. As gotinhas são voltadas a crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Em Birigui, a vacinação acontece nas nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no horário normal de expediente.

Desde o último dia 15, quando começou a campanha, até o dia 27 de agosto (data do último balanço divulgado), 4.546 crianças tinham sido imunizadas no município. O número representa uma cobertura de 75,40%. A meta da Secretaria de Saúde de Birigui é imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a 6.008 crianças dentro da faixa etária.

A secretária de Saúde de Birigui, Andrea Benvenuta Antonio, orienta os pais ou responsáveis a levarem os seus filhos ao posto de saúde mais próximo de casa, munidos da caderneta de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina só é contraindicada para crianças com infecção aguda, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina.

DOENÇA

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave causada pelo poliovírus. A infecção se dá, em geral, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina é segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3.

Texto: Rafael Lopes