31/08/2015
Jogos Regionais do Idoso: Congresso Técnico reúne várias autoridades em Birigui

A Prefeitura de Birigui, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado realizaram na tarde desta segunda-feira, dia 31 de agosto, no salão da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), o Congresso Técnico do JORI [Jogos Regionais do Idoso]. O evento esportivo, denominado JORI 2015, reúne atletas acima dos 60 anos e será realizado de 9 a 13 de setembro em Birigui.

O prefeito Pedro Bernabé, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, primeira-dama Marilene Galera Bernabé, e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Amilcar Branco, fizeram parte da Mesa Diretora. Também integraram a mesa o assessor técnico de Gabinete do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, Romesnir Aparecido Borges Lima (que representou a primeira-dama do Estado, Lú Alckmin), o presidente da Câmara de Birigui, Dr. Cristiano Salmeirão, o chefe do comitê dirigente do JORI, Milton de Lima Barata, e o chefe da Inspetoria de Esportes de Birigui, Prof. Wanderlei Belinatti.

O congresso foi organizado em parceria, envolvendo as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Esportes e Lazer. “Na verdade todas as secretarias estão envolvidas, já que a cidade recebeu melhorias para acomodar os atletas da terceira idade. A Secretaria de Obras, por exemplo, realizou melhorias no Ginásio Municipal”, falou o secretário de Esportes e Lazer, Amilcar Branco. “Queremos atender os visitantes com muito respeito e carinho”.

O JORI 2015 vai reunir 37 cidades da região. Cerca de 1.600 atletas estarão disputando as modalidades de atletismo (corrida); bocha, buraco, coreografia (dança), dama, dominó, dança de salão, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

A abertura oficial do evento acontece dia 10 de setembro, às 9h, no Ginásio Municipal Gigante de Fátima, com a presença da primeira-dama do Estado, Lú Alckmin. “Convidamos os prefeitos e as primeiras-damas da região para prestigiarem a abertura oficial dos jogos. Será uma honra recebe-los em Birigui”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

Segundo o assessor técnico de Gabinete do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, Romesnir Aparecido Borges Lima, os objetivos do JORI são promover a integração do idoso, por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, valorizar e estimular a prática de atividades físicas, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Vagner Monteiro

A Rádio Prefeitura ouviu o assessor técnico de Gabinete do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo, Romesnir Borges Lima. Ouça abaixo.

Sonora:
Baixar Som