01/09/2015
Construção da sede própria do Cras 4 do bairro Portal da Pérola 2 está em fase de acabamento

A sede própria do Cras 4 (Centro de Referência de Assistência Social) “Orlanda Macarini Palacio”, em construção no bairro Portal da Pérola 2, em Birigui, está 70% concluída. Estão sendo investidos no projeto R$ 440.301,31, sendo R$ 350 mil de repasse do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e R$ 90.301,31 de contrapartida do município.

O Cras é construído na rua Valério Anhê Ribalta e vai beneficiar 5 mil moradores de 17 bairros que fazem parte da área de abrangência da unidade. O imóvel terá 194,32 metros quadrados de construção e contará com sete ambientes, incluindo recepção, salas de atendimento, administrativo e banheiros, todos com acessibilidade. A obra está em fase de acabamento.

Operários da empresa Maria Cecília Jorge EPP, responsável pelo projeto, estão executando o calçamento externo, pintura interna e externa, e concluindo as instalações elétricas. A previsão é que as obras sejam finalizadas em novembro deste ano. “Esta obra é de grande importância, pois o Cras realiza um trabalho fantástico na proteção às famílias em situação de vulnerabilidade social”, destacou o prefeito Pedro Bernabé.

SERVIÇOS

O Cras é uma unidade pública, responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social, como o Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, e proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiências e idosos.

Atualmente, o Cras do Portal da Pérola 2 está instalado em um imóvel alugado na rua José Antônio Capel Sanches, 1.134. A unidade possui 1.834 famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas e realiza, em média, 540 atendimentos por mês. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h. Informações (18) 3634-1079.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro