02/09/2015
Coordenadoria da Defesa Civil de Birigui faz alerta sobre cuidados com a saúde neste tempo seco

O tempo quente e seco são fatores climáticos favoráveis à incidência de doenças respiratórias. Em Birigui, na tarde desta quarta-feira (2 de setembro), a umidade relativa do ar é de 49%, conforme previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

O índice da umidade relativa do ar considerado confortável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. Ainda segundo o Cptec, a temperatura máxima na tarde desta quarta-feira no município é de 34º C. Pelas previsões do órgãos as temperaturas continuarão altas pelos próximos dias, podendo chegar aos 36º C nesta quinta e sexta-feira.

CUIDADOS

Por conta deste tempo seco, a Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) alerta a população para alguns cuidados importantes com a saúde. Neste período é importante utilizar protetor solar e ingerir bastante líquido (ao menos dois litros de água por dia) e evitar a prática de exercícios físicos entre as 10h e 16h, quando a umidade do ar estiver baixa.

Os munícipes devem manter os ambientes arejados e umedecidos (deixando recipiente com água ou um pano molhado principalmente no quarto). “Umidificador elétrico é bom, mas não o use por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar rouquidão repentina, mesmo que passageira, além de mofo e bolor nas paredes e guarda-roupas”, orientou o gestor municipal da Defesa Civil, Antônio Carlos André Júnior.

Fazer inalações com soro fisiológico será necessário se o simples ato de lavar as narinas com produtos específicos não resolva a sensação de ressecamento. Por fim, a Comdec orienta a população que evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas.

Texto e foto: Rafael Lopes