02/09/2015
Vidro no lixo causa acidentes em coletores; Prefeitura de Birigui pede ajuda da população

A Prefeitura de Birigui está pedindo ajuda da população para que os moradores não se esqueçam de separar o vidro do lixo doméstico deixado em frente de suas residências. Nesta primeira semana de setembro dois coletores da prefeitura ficaram feridos em função de vidros misturados com o lixo doméstico. Devido ao sangramento na perna, um deles chegou a ser levado ao pronto-socorro.

O vidro pode ser descartado normalmente pelos moradores, porém deve ser separado do lixo doméstico. “O cidadão que separa o vidro do lixo doméstico está respeitando o trabalho do coletor, que ajuda a deixar a cidade limpa”, comentou o encarregado do setor de limpeza pública, Marcos José de Carvalho.

A Prefeitura de Birigui realiza de segunda-feira a sábado a coleta de lixo na cidade. Seis caminhões percorrem 11 linhas. Por semana, 600 toneladas de lixo doméstico são retiradas das ruas. Segundo o setor, 44 profissionais atuam na coleta, mas o número cai em função de acidentes de trabalho, aposentadorias, afastamento médico e férias. “O número de coletores é pequeno e o vidro é uma ameaça, pois um acidente pode lesionar o servidor e prejudicar a coleta”, explicou Carvalho.

AJUDA

Pequena parte da população mostra preocupação com os coletores. Sem eles, as ruas ficaram sujas, feias e com mau cheiro. Para muitos, o trabalho do coletor é fundamental, já que a limpeza pública é fundamental para os munícipes.

Poucas vezes encontramos um aviso, um bilhete no lixo com um alerta: Cuidado-Vidro. Outros deixam uma sacola somente com vidro ao lado do lixo doméstico. Esse apoio dos moradores é fundamental. O próprio papel que será descartado pode se transformar em um bilhete de aviso”, comentou o responsável pelo setor.

Visando evitar acidentes com vidros, a orientação da prefeitura é para que deixe visível a sacola com o material. Se possível, deixar um bilhete com o alerta CUIDADO-VIDRO.

COLETA - Em função do feriado nacional de 7 de setembro (segunda-feira), a coleta de lixo não será realizada. O serviço volta na terça-feira, dia 8. No sábado, dia 5 de setembro, haverá coleta normalmente.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro