04/09/2015
Pedro Bernabé participa da inauguração do Laboratório de Criatividade, Inovação e Design

O prefeito Pedro Bernabé participou da inauguração do Laboratório de Criatividade, Inovação e Design do APL (Arranjo Produtivo Local) do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui). A cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira (3), no salão de eventos da entidade, e reuniu empresários e autoridades, entre elas, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde.

O laboratório é resultado de convênio entre o Sinbi, governo do Estado de São Paulo e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O espaço é equipado com equipamentos diferenciados, como uma impressora 3D, exclusiva na região. No local, os empresários do polo calçadista terão apoio no desenvolvimento de design de produtos, visando o fortalecimento das marcas e aumento da competitividade.

“Num momento de crise [econômica], como a que estamos passando, temos que se requalificar, procurar novas técnicas e inovar. E o papel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo é este: fomentar o desenvolvimento através da inovação e novas práticas para que possamos passar a crise o mais rápido possível”, destacou Valverde. “Este laboratório trará vários benefícios, entre eles a capacitação aos empresários e funcionários”, completou o secretário adjunto.

DESENVOLVIMENTO

O prefeito Pedro Bernabé enalteceu o trabalho para a implantação do laboratório. “Birigui é uma cidade empreendedora e hoje estamos vivenciando mais uma ação que confirma isso. O Sinbi é um exemplo de entidade com suas ações, sua seriedade e comprometimento com o crescimento de nossas empresas e, consequentemente, de nosso município. Esse projeto mostra a preocupação em preparar nossas empresas para enfrentar o mercado que está competitivo”, frisou.

Bernabé completou que as mudanças do mercado precisam ser acompanhadas para que novas oportunidades e novos projetos sejam trazidos para o fortalecimento das empresas locais. “Temos realizado várias ações neste sentido. Estamos buscando também, junto ao governo do Estado, o Centro de Inovação Tecnológico, pois acreditamos que este projeto trará grandes benefícios aos nossos empresários e suporte ao novo empreendedor”, afirmou o prefeito.

Texto e fotos: Rafael Lopes

A Rádio Prefeitura ouviu o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som