04/09/2015
Prefeitura convida população para o tradicional desfile cívico comemorativo de 7 de setembro

A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui convida toda a população biriguiense para prestigiar o desfile cívico que vai celebrar, neste ano, os 193 anos da Independência do Brasil. A solenidade acontecerá na próxima segunda-feira (7 de setembro), feriado nacional, e contará com a participação de aproximadamente 2,3 mil pessoas, de 47 entidades civis e militares do município.

Os participantes deverão se concentrar às 8h30 em trechos das ruas Barão do Rio Branco, Bento da Cruz e Siqueira Campos. A cerimônia do evento está marcada para as 8h45, com a execução e canto dos hinos Nacional, de Birigui e da Independência, e o pronunciamento do prefeito Pedro Bernabé. O palanque das autoridades estará montado em frente à Igreja Matriz Imaculada Conceição.

Já o desfile está previsto para iniciar às 9h. Os participantes vão descer pela rua Barão do Rio Branco, contornarão a praça Dr. Gama, passando em frente ao palanque das autoridades, e seguirão pela rua Conselheiro Antônio Prado, dispersando na praça James Mellor.

HISTÓRIA

No dia 7 de setembro de 1822 o príncipe regente dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com Portugal. “A independência é um dos maiores marcos da história brasileira. Por isso, a comemoração é importante para a valorização histórica e cultural da nação, servindo como estímulo ao protagonismo cidadão local”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Vagner Monteiro