08/09/2015
Dia da Independência é comemorado com desfile cívico em Birigui; prefeito e vice participam da festa

Fanfarras comandadas por alunos da rede municipal de ensino e entidades assistenciais foram algumas das atrações do desfile cívico-militar de 7 de setembro em Birigui, nesta segunda-feira. O ato que marcou os 193 anos da Independência do Brasil atraiu cerca de 1,5 mil pessoas, de diferentes faixas etárias, à região da praça Dr. Gama, conforme a Polícia Militar.

“Hoje é um dia não só para ir às ruas comemorar, mas, também, para a população refletir em que medida está contribuindo para construir uma nação melhor, mais igualitária e justa. Apesar da crise financeira, não poderíamos deixar de realizar este desfile. É uma grata satisfação observar nossos alunos desfilando, mostrando o amor à pátria e praticando a cidadania”, destacou o prefeito Pedro Bernabé na cerimônia.

Em seu discurso, Bernabé disse que o momento econômico é desfavorável no município, bem como no País, mas que o dinheiro público está sendo administrado com responsabilidade. Ele frisou ainda que a sua administração está se esforçando para terminar obras importantes, como a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Colinas, Centro Dia do Idoso, Cras do Portal da Pérola 2, creches do Copacabana e Planalto, além do novo Pronto-Socorro Municipal.

SOLENIDADE

O evento começou com a execução e canto dos hinos Nacional, de Birigui e da Independência, interpretados pelos servidores Marcos Tinarelli, Lela Cavalari e Rafael Zago, respectivamente. O desfile contou com a participação de mais de 2 mil integrantes de escolas municipais e particulares, de projetos sociais e esportivos da Prefeitura, além de instituições, entidades e clubes diversos.

Durante a parada, houve ainda apresentação da Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli e da Banda Marcial. Soldados do Tiro de Guerra e viaturas da Guarda Civil Municipal e das polícias Militar, Ambiental, Rodoviária e Corpo de Bombeiros também marcaram presença no desfile, que teve 1h10 de duração. O ato cívico foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O prefeito Pedro Bernabé assistiu ao desfile do palanque oficial, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Marilene Bernabé, do vice-prefeito Antônio Carlos Vendrame, do capitão do 4º Batalhão da Polícia Militar, Celso Massanobu Toma, do capitão da 1ª Companhia da Polícia Ambiental Marcelo Fernando Marques, além de secretários municipais e vereadores.

Texto e fotos: Rafael Lopes

Discurso do prefeito Pedro Bernabé na cerimônia do desfile cívico-militar de 7 de setembro. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som