09/09/2015
Cerimônia de abertura do 19º JORI acontece nesta quinta-feira no Ginásio Municipal de Esportes

Birigui já está preparada para as competições do 19º JORI (Jogos Regionais do Idoso), que serão realizados de 9 a 13 deste mês, com a participação de mais de 1,2 mil pessoas, entre atletas e comissão técnica, de 37 municípios da região. Serão 14 modalidades adaptadas disputadas pelo público acima de 60 anos.

A solenidade de abertura dos jogos está marcada para o dia 10, a partir das 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes, o Gigante de Fátima, com a presença da primeira-dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. A entrada é franca e toda a população de Birigui e região está convidada a prestigiar. As delegações começam a ser recepcionadas na cidade nesta quarta-feira.

O evento é uma realização do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade) e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, em parceria com a Prefeitura de Birigui, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Esporte e Lazer. “Birigui será a capital da terceira idade durante o JORI. Vamos recepcionar os atletas com muito carinho, respeito e dignidade”, afirmou o prefeito Pedro Bernabé.

MODALIDADES

Os atletas competirão nas modalidades de atletismo (corrida), bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, malha, dominó, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. A delegação biriguiense é composta por 88 integrantes, sendo 77 atletas. Birigui vai disputar as 14 modalidades, 11 delas no masculino e no feminino. Na bocha, malha e no truco o município vai competir apenas no masculino.

Os jogos acontecerão a partir desta quinta-feira em 11 praças esportivas: Ginásio Municipal de Esportes, Escola Municipal Roberto Clark, Instituto Noroeste, Pérola Clube, Sesi, Sesc, Centro de Lazer do Trabalhador, Centro de Integração Social, Centro Biriguiense de Tênis, praça Rafael Romero e Pista de Atletismo Belchior Bernardo Gomes.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, General Salgado, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João do Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Turiúba, Valparaíso e Zacarias.

JORI

O JORI têm por objetivo promover a integração do idoso, por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, valorizar e estimular a prática de atividades físicas, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas. Os dois primeiros colocados de cada modalidade vão para a final estadual que, este ano, acontece em Campinas no mês de outubro.

Texto: Rafael Lopes