10/09/2015
Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre a falta de benzatina na rede pública e privada

Diante da falta do medicamento Benzetacil, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que a penicilina benzatina (Benzetacil), um antibiótico usado para tratar sífilis e outras infecções, está em falta em todo o território nacional, incluindo Birigui.

Segundo a pasta, o antibiótico está em falta tanto no setor público quanto no privado. Segundo comunicado do Ministério da Saúde, a crise de abastecimento é provocada por escassez de matéria-prima.

Atualmente, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), existem no Brasil quatro empresas com registro válido para produzir a penicilina benzatina, também conhecida como benzilpenicilina benzatina ou penicilina G benzatina. As quatro estão sem o antibiótico.

Ministério espera normalização

O Ministério da Saúde afirmou, em nota, que espera que a situação se normalize. “Foram realizadas reuniões, entre janeiro e abril deste ano, com o Ministério da Saúde, para buscar uma solução ao problema. As empresas se comprometeram a adotar todas as providências para normalizar o fornecimento do medicamento”, afirmou a pasta.

Texto: Alex Brasileiro