10/09/2015
Biriguienses representam o município nas etapas regionais do Mapa Cultural Paulista

Mais uma etapa da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista foi realizada, desta vez, com as expressões artísticas artes plásticas e fotografia. A seleção foi realizada na Casa de Cultura “Raquel Dossi”, na cidade de Ilha Solteira (SP), no último sábado (5 de setembro).

O evento reuniu artistas e Comissão de Seleção, onde Birigui foi representado pelos artistas Maria de Lurdes Motta Castro (Lu Motta) e Wesley Magalhães de Souza – artes plásticas; Cássio Murilo Pfeifer Betine – artes plásticas e fotografia e Tatiane de Freitas - fotografia.

O resultado desta fase de seleção será divulgado a partir do dia 20 de setembro no site http://www.abacai.org.br/cultura.php

TEATRO

A seleção da expressão artística teatro acontecerá de 10 a 13 de setembro, na Casa de Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, na cidade de Pereira Barreto (SP). Nosso município estará representado pelo grupo “Os Hedonistas” com o espetáculo “Os SobreViventes”. No elenco estão os atores biriguienses: Bárbara Teodósio, Djalma França e Evandro Cláudio. Na direção, Renata Carvalho.

O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado e realizado em parceria com os municípios paulistas, e tem como objetivo fomentar as produções culturais do interior e mapear o setor, afim de estimular a participação dos municípios nestas atividades.

A seleção de artistas e grupos das regiões administrativas do Estado são divididas em três fases: Municipal, Regional e Estadual. O encontro entre artistas e comissões tem viés pedagógico, como objetivo de construir uma apreciação que ecoe na trajetória destes dois polos - Artistas e Comissão de Seleção - e realize os preceitos do programa.

Cada expressão artística é determinada uma curadoria que coordena um corpo de jurados com profundo conhecimento de suas expressões, e que compõem as Comissões de Seleção. Os selecionados nesta fase irão disputar a fase Estadual, que deverá acontecer somente em 2016, em data ainda não definida.

Texto: Alex Brasileiro, com informações da Secretaria de Cultura e Turismo