10/09/2015
Com a presença de Lu Alckmin, Birigui faz grande festa na abertura do 19º Jogos Regionais do Idoso

Com a presença da primeira-dama e presidente do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), Lu Alckmin, a Prefeitura de Birigui promoveu na manhã desta quinta-feira (10 de setembro) a cerimônia de abertura do 19º JORI (Jogos Regionais do Idoso). Centenas de pessoas acompanharam a festa, que aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes "Vicente Felício Primo".

A solenidade contou com presença do prefeito Pedro Bernabé, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Birigui, Marilene Galera Bernabé, do secretário da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) do Estado, Jean Madeira, acompanhado da esposa, Vanessa Madeira, da Janete Martins (amiga de Lu Alckmin), do presidente da Câmara, Cristiano Salmeirão, entre outras autoridades dos municípios participantes.

O clima de alegria, animação e espontaneidade dos atletas da melhor idade foram destaques da cerimônia. O evento foi aberto com o desfile das delegações participantes e a execução do hino Nacional pela Banda Tribuss, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Outros dois grandes momentos foram o acendimento da Pira Olímpica pela atleta Rita Fabelicio Voltere, e o juramento dos atletas, com o esportista Aristeu Pereira.

PRONUNCIAMENTOS

Os pronunciamentos das autoridades começou com a primeira-dama municipal, Marilene Galera Bernabé, que saudou os presentes e agradeceu o apoio de todas as secretarias municipais na realização do evento. "Em nome do Fundo Social de Solidariedade agradeço a oportunidade de nossa cidade sediar o JORI da região. Foi um desafio para mim e para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, mas com a colaboração, a boa vontade e disposição de nossos amigos e funcionários tudo se tornou possível"comentou Marilene.

O prefeito destacou a trajetória de Lu Alckmin e disse se sentir honrado em atender o convite do governo estadual para Birigui sediar o JORI. “É uma grata satisfação promover a integração do idoso, por meio de atividades físicas e desportivas. Com isso, vamos conquistar o respeito das demais gerações e estimular a prática de atividades físicas. Essa somatória é, sem sombra de dúvida, um fator de promoção de saúde e bem-estar das pessoas idosas, que são um exemplo de vigor e de muita admiração para cada um de nós”, frisou Bernabé.

EXEMPLO

O secretário estadual de Esportes falou da admiração em ver os idosos praticando esportes. “Quando muitos chegam aos 60 anos, sentam, mas vocês se levantam para a vida, sendo exemplo para mim e tantos outros jovens que vivem nos smartphones, com o mundo quadrado ou retangular. O JORI é a prova que ser jovem é nunca deixar de sonhar”, observou Madeira.

Já a presidente do Fussesp falou da alegria em ver os idosos participando do JORI. “Os atletas mostram uma vontade de viver, uma alegria. É muito importante que eles saiam de casa e que convivam com outras pessoas. Eles que já deram a contribuição à sociedade agora merecem todo o nosso respeito, todo o nosso amor. Eles nos dão realmente uma lição de vida”, afirmou Lu Alckmin.

Texto e fotos: Rafael Lopes

A primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, e o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira, falaram sobre o JORI. Ouça abaixo:

Sonora:
Baixar Som