11/09/2015
Birigui inicia Jogos Regionais do Idoso com a terceira colocação na modalidade coreografia

Birigui começou muito bem no JORI (Jogos Regionais do Idoso). Na tarde desta quinta-feira (10 de setembro), a equipe biriguiense conquistou a terceira colocação na coreografia, primeira modalidade da competição. A disputa aconteceu após a cerimônia de abertura oficial dos jogos, no Ginásio Municipal de Esportes “Vicente Felício Primo”.

As apresentações foram acompanhadas pela primeira-dama e presidente do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade de São Paulo), Lu Alckmin, e o secretário da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) do Estado de São Paulo, Jean Madeira. A campeã da modalidade foi Mirandópolis, com 38,9 pontos, seguida por Bilac, que somou 37,7 pontos. Birigui obteve 36,1 pontos.

A apresentação artística de Birigui exaltou a alegria dos ciganos, povo que tem como estilo a vida nômade. A bela dança foi produzida pela coreógrafa Erika de Cássia. Os participantes receberam as medalhas das mãos da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marilene Galera Bernabé, e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Amilcar Branco.

Participaram ainda da competição os municípios de Araçatuba, Castilho, Ilha Solteira, Andradina, Itapura, Sud Mennucci, Coroados, Valparaíso e Avanhandava. Os critérios avaliados pelo corpo de jurados foram: composição coreográfica, técnica de execução, ritmo e sincronismo, utilização do espaço e visual e originalidade.

"Logo na primeira modalidade do JORI já conquistamos o bronze. Parabéns aos atletas da dança (coreografia). Fico feliz em fazer parte da organização dos jogos. Vamos fazer o melhor para acolher os visitantes da terceira idade", comentou a primeira-dama de Birigui, Marilene Galera Bernabé.

COMPETIÇÃO

Até domingo (13), 850 atletas de 37 cidades da região competem em 14 modalidades adaptadas para o público a partir de 60 anos, entre elas, atletismo (corrida), bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Os dois primeiros colocados em cada modalidade vão participar da grande final estadual do JORI que acontecerá no mês de outubro em Campinas.

Os jogos acontecem em 11 praças esportivas: Ginásio Municipal de Esportes, Escola Municipal Roberto Clark, Instituto Noroeste, Pérola Clube, Sesi, Sesc, Centro de Lazer do Trabalhador, Centro de Integração Social, Centro Biriguiense de Tênis, praça Rafael Romero e Pista de Atletismo Belchior Bernardo Gomes (veja aqui os endereços dos locais de competição).

Texto e fotos: Rafael Lopes